O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou nesta terça-feira, 12 de julho, a ampliação no número de vagas que será destinado para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) no Vestibular 2017.
Das 11.072 oportunidades, 2.338 serão reservadas para o Sistema, sendo 597 para Ampla Concorrência, 1.155 para estudantes que concluíram o ensino médio integralmente na rede pública e 586 para oriundos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. O número representa 21,11% do total de vagas.
Somente a Escola de Engenharia de São Carlos, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Física que não disponibilizarão vagas para o SiSU. As outras 8.734 serão preenchidas pela seleção da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).
O SiSU foi adotado pela USP no ano passado, quando foram reservadas 1.489 vagas para o programa. O número de vagas aumentou 57% em decorrência da adesão da Escola de Comunicações e Artes, Faculdade de Odontologia, Instituto de Química de São Carlos, Escola Politécnica, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Instituto de Arquitetura e Urbanismo.
Com isso, as congregações da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Instituto de Arquitetura e Urbanismo optaram por suspender, em caráter experimental, a aplicação da prova de habilidade específica. Apesar de cada faculdade possuir autonomia para aderir ao SiSU, a USP determina o máximo de 30% em cada curso e turno para o ingreso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).