O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2017 será o responsável pelo ingresso em 8.693 vagas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As oportunidades são exclusivas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016.
Das 8.693 vagas oferecidas, 4.917 terão ingresso no primeiro semestre e as demais no segundo. A UFRJ contará com duas edições do SiSU em 2017.
Cotas
Do total de oportunidades oferecidas pela UFRJ pelo SiSU, independente do semestre, a metade é destinada aos estudantes escolas públicas. Dentro desta reserva de oportunidades, 50% são para quem possui renda familiar per capita (por pessoa) menor que 1,5 salário mínimo, sendo o restante para quem tem renda acima deste valor.
Dentro das opções de cotas, seja para quem é de baixa renda ou quem somente é estudante de escola pública e tem remuneração superior a 1,5 salário mínimo, existe ainda a reserva para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
O quadro completo com a oferta, seja ampla concorrência ou cotas, levando em consideração o curso e período de ingresso, assim como as normas para participação, são informações disponíveis no Edital.
Cursos não contemplados
Não participam do SiSU 2017/1 os cursos de Arquitetura e Urbanismo; Artes Cênicas - Habilitação Direção Teatral; Composição de Interior; Composição Paisagística; Comunicação Visual Design; Dança; Desenho Industrial – Habilitação Projeto de Produto; Bacharelado em Música e Licenciatura em Música.
No entanto, as 626 vagas de tais cursos também são exclusivas para quem fez o Enem. O exame substitui a parte de conhecimentos gerais e redação do que seria o Vestibular.
Para os cursos que não fazem parte do SiSU, o Enem é uma das fase e a outra etapa são os testes de habilidades específicas. O resultado de tais provas foi divulgado em 21 de dezembro e pode ser visto aqui.
Os aprovados nos testes de habilidades específicas precisam acompanhar pelo site a divulgação do cronograma de inscrição no Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação 2017, que nada mais é que o vestibular da UFRJ para tais graduações. Nesta etapa, o candidato deverá se inscrever e comprovar a participação no Enem.
O edital do Vestibular 2017 da UFRJ para os cursos que exigem verificação das habilidades específicas já está disponível. No documento estão todas as regras da seleção e a oferta de vagas e suas modalidades de cotas por graduação. A oferta é de 626 vagas, sendo 400 para o primeiro semestre e as demais para o segundo.