Topo
pesquisar
Em 16/01/2017 15h29, atualizado em 16/01/2017 16h04

Inep planeja antecipar resultado do Enem 2016

Notícias

Notas devem ser divulgadas na coletiva de imprensa sobre consulta pública do próximo exame Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 pode ser antecipada para a próxima quarta-feira, 18 de janeiro, um dia antes da data anunciada em novembro do ano passado.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em contato feito pelo Brasil Escola na tarde desta segunda-feira, 16, o órgão trabalha para que as notas sejam divulgadas junto com consulta pública sobre as próximas edições do Enem.

A expectativa é que as notas do Enem 2016 e as informações sobre a consulta pública sejam anunciadas na tarde de quarta-feira, durante entrevista coletiva do ministro da Educação, Mendonça Filho.

As notas do Enem 2016 podem ser usadas para ingresso em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O estudante também pode tentar uma bolsa de estudos parcial ou integral pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou financiar seu curso com o Fundo de Finaciamento Estudantil. 

Saiba como usar as notas do Enem 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além das iniciativas do Governo Federal, as notas do Enem 2016 também são utilizadas em alguns vestibulares próprios realizados por universidades públicas, institutos federais e até mesmo faculdades particulares (algumas concedem descontos nas mensalidades de acordo com o desempenho). 

Para quem deseja estudar no exterior, o Enem pode ser uma boa ideia. O Inep firmou acordo com algumas instituições de Portugal para usar o exame como forma de seleção de estudantes brasileiros. Aqui você pode conferir as dicas de como fazer um curso superior em universidades portuguesas.

Consulta Pública

A consulta pública foi anunciada na última quinta-feira (12). O objetivo é que estudantes, educadores, pesquisadores e especialistas utilizem a plataforma que estará disponível para sugerir mudanças no modelo do Enem. Esta é a primeira vez que há uma discussão sobre alterações estruturais do exame, sendo que a última alteração foi em 2009, modelo adotado até hoje. 

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola