Topo
pesquisar
Em 03/01/2015 11h01, atualizado em 03/01/2015 11h22

Enem 2014 será reaplicado para 31 candidatos em Pernambuco

Notícias

Caminhão que transportava cartões de resposta das provas reaplicadas em dezembro foi roubado. Por Wanja Borges
PUBLICIDADE

A Assessoria de Comunicação Social do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta sexta-feira, 2 de janeiro, que o órgão reaplicará as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 para 31 candidatos no estado de Pernambuco na próxima quinta-feira, dia 08. 

Os participantes refizeram o exame nos dias 9 e 10 de dezembro, junto com privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, em decorrência dos problemas detectados durante a primeira aplicação, como a falta de energia elétrica. Contudo, o caminhão dos Correios que transportava os cartões de resposta e as provas de redação foi roubado no dia 16, no Rio de Janeiro.

A Polícia Federal já está investigando o caso, mas o Ministério da Educação (MEC) optou pela reaplicação imediata dos testes para evitar prejuízos para os estudantes que desejarem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), cujo prazo será aberto ainda neste mês. Segundo o órgão, os candidatos nesta situação já estão sendo informados sobre a decisão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2014
As provas foram aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro, em 1.699 cidades. Foram registradas 8.721.946 inscrições, mas cerca de 2,4 milhões de candidatos não comparecem aos testes, resultando em uma abstenção de 28,64%. Além disso, outros 1.519 participantes foram eliminados por desrespeito às regras da seleção, sendo 236 por uso indevido de celulares.

Nesta edição, a Superintendência da Polícia Federal (PF) do Piauí confirmou que houve o vazamento do tema da redação. Além disso, foram constatadas fraudes nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Ceará, Paraíba e outras localidades. Só no Nordeste, quatro pessoas foram presas e nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Operação Apollo. O resultado é esperado para a próxima semana.  

Por Wanja Borges
*Com informações do Inep

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola