Confira o que fazer na véspera das provas do Enem 2016

Descansar, cuidar da alimentação e separar os materiais que serão utilizados são boas opções.
Em 04/11/2016 11h54 , atualizado em 04/11/2016 14h48 Por Wanja Borges

Crédito da Imagem: Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Mais de 8 milhões de candidatos já estão na contagem regressiva para a edição 2016 do maior exame educacional do país: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começa amanhã, 5 de novembro, e segue até domingo, 6. 

Justiça nega pedido de suspensão do Enem 2016

Após meses de dedicação e estudos, essa é a hora de controlar a ansiedade e nervosismo e aproveitar as últimas horas que restam para descansar, cuidar da alimentação, conhecer o local de prova, separar o material que será utilizado durante o Exame, dentre outras atividades. 

Descanso

O candidato deve ter em mente que já se preparou no decorrer do ano e que intensos estudos na véspera podem desgastá-lo fisicamente e emocionalmente, deixá-lo ainda mais nervoso e comprometer seu desempenho no grande dia. Por isso, o melhor é relaxar, descansar, ouvir músicas, assistir filmes e séries, praticar exercícios físicos e realizar outras atividades que lhe dão prazer. 

Confira como controlar a ansiedade antes do Enem

Dormir bem também é determinante para a recuperação e equilíbrio do corpo e da mente. Boas noites de sono são fundamentais para garantir energia e concentração para as provas, que são longas, densas e exigem muitas horas de esforço dos candidatos para resolução das questões. Vale investir em chás relaxantes para trocar a ansiedade pelo relaxamento.

Alimentação

Uma boa alimentação pode auxiliar diretamente no bom funcionamento do organismo e, consequentemente, no desempenho nas provas. Com base nisso, o candidato deve priorizar uma alimentação equilibrada e sem excesso de gorduras, açúcares e sódio, principalmente hoje, amanhã e domingo. Frutas, verduras, peixes e castanhas são bons exemplos.

Saiba o que comer antes e durante o Enem 2016

Além disso, como os portões de acesso aos locais de prova serão fechados às 10h no Acre e às 11h no Amazonas, Rondônia e Roraima, pode ser que alguns estudantes não consigam almoçar antes. Neste caso, segundo especialistas, um sanduíche leve com proteína pode ser uma boa opção para garantir energia e evitar fraqueza e até uma possível hipoglicemia. 


Sanduíche leve com proteína pode ser uma boa opção de lanche

Local da prova

É recomendável que os participantes do Enem 2016 visitem seus locais de prova e estudem o tempo de deslocamento e o melhor trajeto. Os candidatos que dependem de transporte público também devem procurar se informar sobre as linhas e horários disponíveis. Lembrando que o tráfego tende a ficar mais intenso nos dias das provas, o que deve ser considerado na programação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acesse seu Cartão de Confirmação de Inscrição

Apesar de não ser obrigatório, o Cartão de Confirmação de Inscrição apresenta o local exato da prova e, por isso, pode ser um aliado na hora de localizar o respectivo prédio e sala. Com o documento em mãos, os candidatos não precisam perder tempo consultando as listas fixadas nos estabelecimentos, caso fiquem em dúvidas sobre alguma informação.

Checklist

Vale reservar alguns minutos desta sexta-feira para separar os materiais que serão utilizados nas provas, como o documento de identificação com foto e a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, que compensa ser testada com antecedência. Canetas extras também são recomendadas para evitar imprevistos.

Confira os itens necessários, permitidos e proibidos no Enem 2016

Água, bebidas não alcoólicas, guloseimas e alimentos, como frutas, bolachas, barras de cereais, castanhas e chocolates são permitidos. Os candidatos que tiverem condições podem adquirir os produtos na véspera e já deixá-los separados para não correr o risco de esquecer alguma coisa ou de enfrentar filas no dia das provas. 


Único modelo de caneta aceito no Enem

Provas

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, conforme o horário oficial de Brasília, mas o início das provas está previsto somente para as 13h30. Além de ajustar todos os relógios da casa, é recomendável que os participantes se apresentem com, pelo menos, uma hora de antecedência, portando os itens necessários informados acima.

Confira aqui o horário do Enem no seu estado

No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para responder 90 questões objetivas sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, serão concedidas 5h30 para as 90 perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias mais Redação. A data de divulgação dos resultados individuais ainda não foi informada.

Correção

Pelo 9º ano consecutivo, o Brasil Escola, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, disponibilizará a correção comentada do Enem gratuitamente e em tempo real. A resolução terá início às 18h30 de sábado e às 19h30 de domingo e poderá ser acompanhada pelo siteTwitterFacebook e Google+ do Brasil Escola, inclusive com possibilidades de interação.