Justiça nega pedido de suspensão do Enem 2016

Em decisão, juíza federal afirma que aplicação de provas diferentes não fere a isonomia do exame
Em 04/11/2016 10h10 Por Adriano Lesme

Crédito da Imagem: INEP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O pedido de suspensão da edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi negado na noite de ontem, 3 de novembro, pela juíza Elise Avesque Frota, da 8ª Vara Federal. Sendo assim, as provas do Enem 2016 estão confirmadas para o final de semana, dias 5 e 6.

A solicitação de suspensão das provas do Enem foi feita pelo procurador da República, Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE). O procurador alega que a aplicação de provas diferentes para os 191 mil estudantes que realizarão o Enem em dezembro resulta em prejuízo à isonomia do Exame. 

A juíza Elisa Frota entendeu que “apesar da diversidade de temas que inafastavelmente ocorrerá com a aplicação de provas de redação distintas, verifica-se que a garantia da isonomia decorre dos critérios de correção previamente estabelecidos, em que há ênfase na avaliação do domínio da língua e de outras competências que não têm 'o tema' como ponto central”. 

Já o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lembrou que o Enem já foi realizado em datas diferentes em situações especiais, como alagamentos e falta de energia em locais de provas. Além disso, em todas edições do Enem são aplicadas duas provas, a tradicional e a dos presidiários e adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas adiadas

A ação do procurador da República foi feita depois que o Inep adiou as provas dos participantes que fariam o Enem em escolas ocupadas. Mais de 191 mil estudantes terão que fazer as provas do Enem 2016 nos dias 3 e 4 de dezembro.

Veja a lista dos locais de provas ocupados

Os estudantes protestam contra as mudanças no ensino médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela os gastos do Governo Federal por 20 anos. 

Procurador

O procurador Oscar Costa Filho já propôs outras ações contra o Enem, mas nunca obteve êxito. Em 2013, a Advocacia Geral da União (AGU) solicitou à Corregedoria Nacional do Ministério Público a abertura de sindicância para apurar a conduta do procurador. De acordo com a AGU, de 2010 a janeiro de 2013, Costa Filho propôs 11 ações judiciais. 

À época, Oscar Costa Filho afirmou que suas ações apoiam-se na independência funcional e pediu mais transparência no Enem e no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Ele foi defendido pelo Conselho Nacional do Ministério Público, que afirmou que “se as ações tornaram-se frequentes e recorrentes, fica patente que os problemas apontados nas ações de Costa Filho persistem”.


Relacionados

Confira o que fazer na véspera das provas do Enem 2016
Após meses de dedicação e estudos, essa é a hora de controlar a ansiedade e nervosismo para garantir um bom desempenho nas provas do Enem 2016.
Notícias
Enem 2016 para privados de liberdade é adiado para 13 e 14 de dezembro
O Enem 2016 para privados de liberdade é adiado para 13 e 14/12. Com o prazo alterado para quem teve as escolas ocupadas, o Inep teve que se adequar.
Notícias
Enem 2016 é adiado em mais 60 escolas ocupadas
MEC anunciou o adiamento das provas do Enem 2016 em mais 60 escolas que estão ocupadas por estudantes.
Notícias
Enem 2016: Inep nega vazamento e fala sobre semelhança do tema da redação
Em comunicado, Inep afirma que não houve vazamento da redação e que a semelhança dos temas foi apenas uma coincidência.
Notícias
Enem 2016: PF deflagra operações para reprimir fraudes
A PF, com o auxílio do MPF e do Inep, deflagrou as Operações Embuste e Jogo Limpo para reprimir fraudes no Enem 2016. São 50 mandados em oito estados.
Notícias
INEP divulga lista de escolas ocupadas que terão o Enem 2016 adiado
O INEP divulga lista de escolas ocupadas que terão o Enem 2016 adiado. Novas provas serão aplicadas em 3 e 4 de dezembro.
Notícias
MPF no Ceará pede suspensão do Enem 2016
Após a confirmação de adiamento das provas em 304 escolas ocupadas em 126 municípios, o MPF-CE pediu a suspensão do Enem 2016 em todo o Brasil.
Notícias
Mais de 20 vestibulares serão realizados na mesma data do Enem 2016 das escolas ocupadas
Mais de 20 vestibulares serão realizados na mesma data do Enem 2016 das escolas ocupadas. Provas serão em 3 e 4 de dezembro.
Notícias