Enem 2016: Inep nega vazamento e fala sobre semelhança do tema da redação

Órgão informou que houve coincidência na temática, mas disse que as propostas são diferentes.
Em 07/11/2016 14h36 , atualizado em 07/11/2016 15h02 Por Lorraine Vilela Campos

Enem
Enem
Crédito da Imagem: enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar um comunicado sobre o suposto vazamento da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. De acordo com o órgão, a proposta "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil" não é o mesmo assunto da prova falsa que circulou pela internet. 

Veja o comentário sobre a Redação do Enem 2016

De acordo com o Inep, a prova falsa divulgada em 2015 com o tema "Intolerância religiosa no século XXI" não permitiria ao estudante desenvolver a proposta de intervenção baseada na realidade brasileira e levando em consideração o respeito aos Direitos Humanos. 

O Instituto ressaltou que trata-se de uma coincidência dos assuntos e que a circulação deste material após o Enem 2016 é uma tentativa de tumultuar o exame. De acordo com o comunicado, a circulação de falsos temas ocorre todos os anos e que, por serem propostas de relevância social, acabam sendo semelhantes com o que é pedido pelo Enem. 

Entenda o caso

Em outubro de 2015, uma prova falsa circulou pelas redes sociais levantando dúvidas sobre um possível vazamento. Entre as informações contidas na imagem, estava o tema da redação: "Intolerância Religiosa no Século XXI". No dia 18 daquele mês, o Ministério da Educação postou a foto que estava sendo compartilhada e comunicou aos participantes que se tratava de uma fraude.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesta segunda-feira (7), a prova voltou a circular pela internet. Desta vez, os usuários das redes sociais chamaram a atenção para a semelhança do tema da redação do exame falso com a proposta de texto do Enem 2016, o qual foi finalizado ontem (6).  

Enem 2016

O Enem 2016 foi aplicado no último fim de semana, 5 e 6 de outubro. O primeiro dia foi composto por 90 questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, enquanto o segundo trouxe 90 perguntas de Matemática e Linguagens e Códigos, além da Redação. 

Dos aproximadamente 8,6 milhões de inscritos, 5,8 milhões fizeram as provas neste fim de semana. Outros 271.033 só participarão do Enem nos dias 3 e 4 de dezembro, já que seus locais do exame foram ocupados por estudantes. 

Os gabaritos oficiais serão divulgados na próxima quarta-feira (9). Enquanto a versão do Inep não está disponível, que tal conferir a Correção Comentada do Brasil Escola?! 

Resultado

O Inep divulgou nesta segunda-feira (7) que o resultado Enem 2016 é esperado para 19 de janeiro. As notas podem ser usadas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para conseguir uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou financiar seu curso pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 


Relacionados

Enem
Chega ao fim o primeiro dia de provas do Enem 2016
O Brasil Escola, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, iniciará a correção comentada do Enem em instantes
Notícias
Enem
Confira o que fazer na véspera das provas do Enem 2016
Após meses de dedicação e estudos, essa é a hora de controlar a ansiedade e nervosismo para garantir um bom desempenho nas provas do Enem 2016.
Notícias
Enem
Enem 2016 entra em seu segundo dia de provas neste domingo (6)
O Enem 2016 entra em seu segundo dia de provas neste domingo (6). Hoje serão os conteúdos de Matemática, Linguagens e Códigos, além da Redação.
Notícias
Enem
Enem 2016 é adiado em mais 60 escolas ocupadas
MEC anunciou o adiamento das provas do Enem 2016 em mais 60 escolas que estão ocupadas por estudantes.
Notícias
Enem
Enem 2016: PF deflagra operações para reprimir fraudes
A PF, com o auxílio do MPF e do Inep, deflagrou as Operações Embuste e Jogo Limpo para reprimir fraudes no Enem 2016. São 50 mandados em oito estados.
Notícias
Enem
Enem 2016: confira a análise dos professores sobre o exame
Os professores do Brasil Escola analisaram as questões do Enem 2016. Os temas que mais caíram e a estrutura das provas foram destaque nas observações.
Notícias
Enem
Enem 2016: provas chegam ao fim com 30% de abstenção
O Enem chegou ao fim na noite deste domingo (6) com abstenção de 30%. Hoje foram as questões de Matemática e Linguagens e Códigos, além da Redação.
Notícias
Enem
Enem 2016: provas começam neste sábado (5)
As provas do Enem 2016 começam neste sábado (5). Hoje serão aplicadas as questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Notícias