Topo
pesquisar
Em 07/11/2016 14h36, atualizado em 07/11/2016 15h02

Enem 2016: Inep nega vazamento e fala sobre semelhança do tema da redação

Notícias

Órgão informou que houve coincidência na temática, mas disse que as propostas são diferentes. Por Lorraine Vilela Campos
Enem
Enem
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar um comunicado sobre o suposto vazamento da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. De acordo com o órgão, a proposta "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil" não é o mesmo assunto da prova falsa que circulou pela internet. 

Veja o comentário sobre a Redação do Enem 2016

De acordo com o Inep, a prova falsa divulgada em 2015 com o tema "Intolerância religiosa no século XXI" não permitiria ao estudante desenvolver a proposta de intervenção baseada na realidade brasileira e levando em consideração o respeito aos Direitos Humanos. 

O Instituto ressaltou que trata-se de uma coincidência dos assuntos e que a circulação deste material após o Enem 2016 é uma tentativa de tumultuar o exame. De acordo com o comunicado, a circulação de falsos temas ocorre todos os anos e que, por serem propostas de relevância social, acabam sendo semelhantes com o que é pedido pelo Enem. 

Entenda o caso

Em outubro de 2015, uma prova falsa circulou pelas redes sociais levantando dúvidas sobre um possível vazamento. Entre as informações contidas na imagem, estava o tema da redação: "Intolerância Religiosa no Século XXI". No dia 18 daquele mês, o Ministério da Educação postou a foto que estava sendo compartilhada e comunicou aos participantes que se tratava de uma fraude.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesta segunda-feira (7), a prova voltou a circular pela internet. Desta vez, os usuários das redes sociais chamaram a atenção para a semelhança do tema da redação do exame falso com a proposta de texto do Enem 2016, o qual foi finalizado ontem (6).  

Enem 2016

O Enem 2016 foi aplicado no último fim de semana, 5 e 6 de outubro. O primeiro dia foi composto por 90 questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, enquanto o segundo trouxe 90 perguntas de Matemática e Linguagens e Códigos, além da Redação. 

Dos aproximadamente 8,6 milhões de inscritos, 5,8 milhões fizeram as provas neste fim de semana. Outros 271.033 só participarão do Enem nos dias 3 e 4 de dezembro, já que seus locais do exame foram ocupados por estudantes. 

Os gabaritos oficiais serão divulgados na próxima quarta-feira (9). Enquanto a versão do Inep não está disponível, que tal conferir a Correção Comentada do Brasil Escola?! 

Resultado

O Inep divulgou nesta segunda-feira (7) que o resultado Enem 2016 é esperado para 19 de janeiro. As notas podem ser usadas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para conseguir uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou financiar seu curso pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola