Em 19/10/2016 15h06 , atualizado em 19/10/2016 16h48

Enem 2016: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Notícias

Cartão de Confirmação traz informações importantes para a realização do exame. Por Lorraine Vilela Campos
Enem 2016
Enem 2016
PUBLICIDADE

Os participantes da edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento que informa o local de prova foi liberado na tarde de hoje, 19 de outubro, em coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Acesse o cartão do Enem com o local de prova

Informações do Cartão

O Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem, contém o endereço da instituição em que o Enem será aplicado, além do bloco, andar e sala. Há, ainda, a opção de língua estrangeira, e opção por atendimento especial ou especializado e uso das notas para obtenção do Certificado do Ensino Médio, quando necessário. 

Não é obrigatório apresentar o Cartão de Confirmação nos dias de provas, mas é recomedável estar com as informações de localização impressas (bloco, andar e sala) para facilitar a chegada ao local, evitando atrasos. Já o documento de identificação original com foto é obrigatório para o acesso do participante. 

O Cartão de Confirmação ficará acessível até os dias do Enem (5 e 6 de novembro). No entanto, recomenda-se a consulta aos locais de prova antecipadamente, já que o site pode apresentar instabilidade e dificultar o acesso dos candidatos em horários de grande utilização. Conhecer os possíveis trajetos até a instituição em que o exame será aplicado, assim como as linhas de ônibus e demais transportes que atendem as regiões, pode evitar atrasos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Recuperação de senha

Se você esqueceu sua senha, fique calmo (a)! É possível recuperá-la pelo próprio site, marcando a opção "Esqueci minha senha" e preenchendo as informações de redefinição (veja nas imagens abaixo).

      

Enem

O Enem será realizado em 5 e 6 de novembro para mais de 8,6 milhões de inscritos. Os portões serão fechados às 13h e as provas começarão às 13h30, no horário de Brasília. O estudante deve ficar atento à existência, ou não, do Horário de Verão em sua cidade para não perder a hora de entrada nos locais indicados no Cartão de Confirmação. 

Saiba que o horas começará o Enem em seu estado

O primeiro dia de provas, um sábado, será composto por 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 de Ciências Humanas, tendo uma duração total de 4h30.

Veja também: saiba como controlar a ansiedade antes do Enem

O segundo dia contará com outras 45 perguntas de Linguagens e Códigos e 45 questões objetivas sobre Matemática, além da Redação. A duração das provas do domingo é de 5h30. 

Estude no Brasil Escola

O Enem se aproxima, mas ainda há tempo para estudar. O Brasil Escola conta com simulados online, aulas em vídeo, dicas de estudo e provas anteriores para você treinar para o exame. Aproveite!

Mais informações no site do Enem.

Relacionados
Cerca de 1,8 milhão de participantes ainda não acessaram o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2016.
Apesar do Edital do Enem 2016 ser claro sobre os itens necessários, permitidos e proibidos, ainda restam dúvidas sobre o que levar ou não.
Pelo 9º ano consecutivo, o Brasil Escola disponibilizará a correção comentada do Enem 2016, que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro.
A realocação dos locais de prova do Enem 2016 foi uma das pautas levantadas por estudantes que ocupam escolas públicas no Paraná.
Encerra nesta sexta-feira, 21 de outubro, o prazo de inscrições do Enem 2016 para privados de liberdade e menores infratores.
Mais de 95 mil participantes farão o Enem 2016 em 181 escolas ocupadas. Dados foram divulgados em coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje (19).
Neste artigo preparamos algumas dicas para que você possa melhorar sua argumentação na prova de redação do Enem.
Desde 2013, o respeito aos direitos humanos é uma obrigatoriedade na prova de redação do Enem que, se desrespeitada, pode resultar em nota zero.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES