Notas de corte do SiSU 2022/1 são liberadas

Oferecimento:

Pontuação mínima necessária para aprovação em cada curso muda ao longo das inscrições

Em 16/02/2022 10h17 , atualizado em 16/02/2022 11h39
Por Lorraine Vilela Campos
Oferta do SiSU 2022/1 é de 222 mil vagas em 6.146 cursos
Crédito da Imagem: Brasil Escola

As notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022/1 foram liberadas para consulta na madrugada desta quarta-feira, 16 de fevereiro. Trata-se de um balanço parcial com base no primeiro dia de inscrições e os valores podem ser alterados até o fim do prazo para cadastro no SiSU, ou seja, às 23h59 da próxima sexta-feira (18).

Confira as notas de corte do SiSU 2022/1

A nota de corte do SiSU é a média do último colocado dentro do número de vagas de cada curso/modalidade e serve de parâmetro para que os candidatos tenham noção de quanto é preciso para ingressar na graduação. 

O que é a nota de corte do SiSU?

No caso do SiSU 2022, a nota de corte é composta pela média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, levando em consideração os pesos (importância) que cada área do conhecimento tem para a graduação escolhida. Por isso, a nota de corte é variável e o cálculo é feito pelo próprio sistema da seleção. 

Medicina, por exemplo, costuma ter peso maior para Ciências da Natureza. Já Engenharia Civil tem a tendência a dar mais importância para Matemática. 

Por ser uma relação definida pela quantidade de vagas e número de candidatos que se inscrevem para elas, a nota de corte costuma subir até o fim das inscrições do SiSU. 

Estar dentro do ponto de corte durante o período de inscrições do SiSU não é garantia de vaga. A aprovação só é confirmada após o encerramento do prazo. No caso do SiSU 2022/1, o resultado será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 22 de fevereiro. 

Dupla classificação

Alguns estudantes estão relatando nas redes sociais que o SiSU 2022/1 está considerando as notas dos candidatos aprovados nas duas opções de curso, o que é chamado de "dupla classificação" ou "nota fantasma". Nós entramos em contato com o Ministério da Educação (MEC) para confirmar a informação, mas ainda não obtivemos resposta.

No ano passado, o MEC teve que retirar a dupla classificação e prorrogar as inscrições após uma ação apresentada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundarista (Ubes), junto à Defensoria Pública da União (DPU).

No SiSU, o candidato pode escolher até duas opções de curso, mas só pode ser aprovado em uma. Por isso, a dupla classificação gera um cenário irreal de notas de corte. Caso o MEC retire a dupla classificação, as notas de corte devem diminuir.

O SiSU 2022/1

As inscrições do SiSU 2022/1 seguem até sexta-feira, 18 de fevereiro, às 23h59. Os candidatos podem se inscrever em até duas opções de curso/turno/instituição, observando a modalidade de concorrência (sistema universal, lei de cotas ou ações afirmativas) e ordem de preferência. 

Também é possível fazer alterações de opções de curso/instituição/turno/modalidade dentro do prazo de inscrições. Além disso, é possível acompanhar o balanço parcial que o MEC divulga diariamente com a colocação de cada candidato e as notas de corte. 

O resultado do SiSU 2022/1 está previsto para 22 de fevereiro. Os aprovados terão que se matricular de 23/02 até 8 de março. 

Quem não for convocado em nenhuma das duas opções de curso poderá manifestar interesse pela lista de espera de 22 de fevereiro a 8 de março. Em 10/3, a lista será repassada para as instituições e elas serão responsáveis pelas chamadas seguintes.

A oferta do SiSU 2022/1 é de 222 mil vagas em 6.146 cursos, graduações que estão disponíveis em 125 instituições públicas de ensino superior.

Mais informações pelo site do SiSU e no edital