Para tentar uma vaga na carreira de Medicina oferecida na primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o estudante precisa ter, no mínimo, média de 772 pontos no Enem 2021. A pontuação corresponde à nota de corte, ou seja, à média que o último colocado precisa ter para ser aprovado no curso em questão.
Dentre todas as instituições públicas de ensino que disponibilizam Medicina no SiSU 2022/1, é a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mocotó (RN), que está com menor nota de corte no momento (16h57 de hoje, 17 de fevereiro).
Tradicionalmente, a carreira de Medicina é a mais procurada no SiSU e, portanto, apresenta maior nota de corte. O curso é oferecido na maioria dos estados brasileiros.
Confira as 10 menores notas de corte para o curso de Medicina no SiSU 2022/1*
- 772 pontos de média - Ufersa, em Mossoró/RN
- 781 - UFRR, em Boa Vista/RR
- 782 - UEFS, em Feira de Santana/BA
- 782 - Unemat, em Cáceres/MT
- 784 - UFBA, em Vitória da Conquista/BA
- 785 - UFCA, em Barbalha/CE
- 785 - ESCS, em Brasília/DF
- 785 - UFDPar, em Parnaíba/PI
- 785 - UFT, em Araguaína/TO
- 786 - UESPI, em Teresina/PI
*vagas da ampla concorrência
Leia também: 5 filmes para entender a Medicina
As primeiras notas de corte do SiSU foram liberadas na madrugada de ontem (16) e assustaram alguns estudantes por causa da dupla classificação ou nota fantasma. Nas redes sociais foi possível ver várias reclamações.
Na dupla classificação são consideradas as notas dos candidatos classificados nas duas opções de curso, gerando um cenário irreal de notas de corte. No SiSU, o candidato pode escolher até duas opções de curso, mas só pode ser aprovado em uma.
Por causa desse equívoco, a partir das 14h de ontem o Ministério da Educação (MEC) resolveu fazer um novo ranqueamento da notas de corte. Sendo assim, as médias dos estudantes que estavam sendo aprovados na 2ª opção de curso foram desconsideradas
Confira notas do corte SiSU 2022/1
SiSU 2022
Segundo o MEC, até as 17h de ontem foram registrados 852.213 inscritos e 1.635.335 inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os dados devem aumentar até amanhã, quando encerram as inscrições para o SiSU 2022/1.
Os candidatos podem se inscrever em até duas opções de curso/turno/instituição, observando a modalidade de concorrência (sistema universal, lei de cotas ou ações afirmativas) e ordem de preferência.
Também é possível fazer alterações de opções de curso/instituição/turno/modalidade dentro do prazo de inscrições. Além disso, é possível acompanhar o balanço parcial que o MEC divulga diariamente com a colocação de cada candidato e as notas de corte.
O resultado do SiSU 2022 do primeiro semestre está previsto para 22 de fevereiro. Os aprovados terão que se matricular de 23/02 até 8 de março.
Quem não for convocado em nenhuma das duas opções de curso poderá manifestar interesse pela lista de espera de 22 de fevereiro a 8 de março. Em 10/3, a lista será repassada para as instituições e elas serão responsáveis pelas chamadas seguintes.
A oferta do SiSU 2022/1 é de 222 mil vagas em 6.146 cursos, graduações que estão disponíveis em 125 instituições públicas de ensino superior.
Mais informações pelo site do SiSU e no edital.