A partir do segundo semestre de 2022, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ocuparão um mesmo site, o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Acesso Único).
O objetivo do Acesso Único é facilitar a participação do estudante nos programas educacionais do Governo Federal que utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O portal foi desenvolvido com base nas experiências dos usuários nas últimas edições do SiSU, ProUni e Fies.
O acesso aos dados públicos e informações serão facilitados, mantendo-se a agilidade a segurança, de acordo com o MEC. Em uma das sessões, a Busca Avançada, o estudante poderá ter noção de suas chances de aprovação em qualquer uma das três seleções considerando dados digitais referentes aos anos anteriores do SiSU, ProUni e Fies.
Os estudantes poderão filtrar as notas de corte das seleções por curso, instituição, cidade e estado, além da quantidade de vagas.
De acordo com o MEC, o atual banco de dados é composto com as informações de 2020 e 2021, mas o objetivo é que seja feita a ampliação para que edições anteriores dos programas façam parte do Acesso Único para uso na Busca Avançada.
Inscrições no Acesso Único em 2022/2
A previsão é de que as inscrições das edições 2022/2 do SiSU, ProUni e Fies sejam feitas já no Acesso Único.
Segundo o Ministério da Educação, o portal ganhará novas funcionalidades e seus processos serão aperfeiçoados até o fim do ano. A atualização tecnológica será contínua, em ambiente de nuvem.
Enquanto as inscrições pelo Acesso Único não começam, SiSU, ProUni e Fies 2022/1 terão todo o processo de seleção em seus respectivos sites individuais.