Whatsapp
Em 17/02/2022 11h36 , atualizado em 17/02/2022 12h56

Enem 2021: veja dicas das estudantes nota 1000 na redação

Notícias

Participantes contam como foi a preparação para a prova discursiva do exame. Por Lorraine Vilela Campos
Três estudantes nota 1000 são do mesmo cursinho
Três estudantes nota 1000 são do mesmo cursinho
Crédito da Imagem: Curso Fernanda Pessoa/Divulgação
PUBLICIDADE

Temida por muitos, a redação é a única prova discursiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Conquistar um texto nota mil, ou seja, a pontuação máxima para a dissertação, não é tarefa fácil. 

Confira como é corrigida a redação do Enem 

O Brasil Escola conversou com algumas estudantes que tiraram nota mil na redação do Enem 2021 para saber mais sobre a preparação do exame e pegar dicas para você. Confira!

Mudança de rota

A cearense Cassia Caroline Aguiar da Ponte, 18 anos, fez o Enem 2021 após uma mudança de rota em seus objetivos. Medalhista em diversas olimpíadas escolares, a jovem estudava em turma específica para os vestibulares do ITA e IME, institutos militares referências em cursos de engenharia, mas ao conhecer o curso de Medicina decidiu trocar a área de exatas pela saúde.

Como Cassia não queria sair de Fortaleza, decidiu fazer o Enem para tentar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), forma de ingresso na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para isso, mudou de turma no preparatório e focou na parte de humanas, em especial na redação, na qual não tinha muita facilidade. Ela passou a fazer um texto por semana, o qual era corrigido por diferentes profissionais. 

Cássia já ganhou medalhas em olimpíadas de Ciências, Química e Robótica
Crédito: Arquivo pessoal

Três alunas, um mesmo curso

Assim como a irmã mais velha que foi nota máxima na redação do Enem em 2014, Giovanna da Silva Dias, 19 anos, conquistou mil na dissertação do Enem 2021 e também usará a nota para fazer Medicina. A estudante de Recife/PE se dedicou mais ao exame em 2020, no 3º ano do ensino médio, alcançando 980 pontos, mas foi na última edição que aprimorou seu repertório e investiu em um preparatório.

Fernanda Quaresma, de 20 anos, fez o Enem 2021 com o objetivo de trocar de curso. "Não me identifiquei com o curso de Biomedicina. Gosto de Arquitetura e Design, mas posso tentar Medicina também. Tudo na UFPE, pois não quero sair de lá", ressalta.

Natural de Iguaracy, no sertão pernambucano, Fernanda se mudou para Recife após passar para Biomedicina na UFPE com as notas do Enem 2018. Como ficou dois anos sem fazer o exame, optou por se matricular em um curso de redação.

Veja também: Pernambucana nota mil na redação do Enem 2021 treinou redação apenas 6 meses

Fernanda Pessoa e Fernanda Quaresma
Estudante Fernanda Quaresma (à direita) ao lado da professora Fernanda Pessoa
Crédito: Curso Fernanda Pessoa

Daiane Souza, de 20 anos, decidiu que queria fazer Medicina aos 13 anos. Por saber da necessidade que seria obter aprovação em uma universidade pública, a jovem de Limoeiro/PE dedicou aos estudos para o Enem desde o início do ensino médio. A sua nota na redação do exame foi subindo ano após ano até chegar ao tão sonhado mil. 

Giovanna, Fernanda e Daiane tiveram em comum na preparação para o Enem 2021 o curso de redação com a professora Fernanda Pessoa. Com turmas on-line e presenciais, a professora trabalha com os alunos aulas de Artes, Literatura, Gramática, Interpretação e Redação, conteúdo que pode ser aproveitado na produção textual e na parte objetiva do exame. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

"A gente estuda pintura, escultura, arquitetura, música, cinema, teatro e literatura, o que dá ao aluno um repertório para a redação", destaca a professora. Além disso, Fernanda busca abordar historiadores e escritores brasileiros, já que o Enem é um exame focado na realidade brasileira.

Criando um método próprio

Não só de cursinhos e turmas específicas é formada a preparação para o exame. Evely Lima, 20 anos, mostra que é possível tirar mil na redação do Enem estudando por conta própria e criando seu próprio modelo de correção.

"Eu procurava redações de Enem anteriores para me basear e às vezes elaborava meus próprios temas e modelos de redação", afirma a estudante de Lagoa de Velhos, no Rio Grande do Norte. A jovem fazia de duas a três dissertações por semana, corrigia seus textos com base nas competências e ia aperfeiçoando a produção textual. 

Evely Lima
Evely estudou sozinha para a redação do Enem
Crédito: Arquivo pessoal

Dicas

Confira algumas dicas das estudantes nota 1000 para se sair bem na preparação para a redação do Enem!

  • Tenha repertório: leia de tudo um pouco; veja filmes, documentários, séries; ouça diferentes tipos de músicas.

  • Leia as redações nota mil: confira as redações nota mil de edições passadas para saber quais são as características de um texto com pontuação máxima.

  • Anote frases, pensamentos e citações: saber contextualizar falas, ideias da cultura pop, por exemplo, agrega valor se fizer sentido com o tema da redação. A estudante Fernanda citou "Vidas Secas" em sua redação para exemplificar a falta de identidade dos filhos do protagonista.

  • Treine: pegue diferentes temas e faça os textos no formato que é cobrado pelo Enem. 

  • Corrija seus textos: procure corrigir seus textos dentro das competências exigidas pelo Inep. Identifique os erros e suas dificuldades e saiba aperfeiçoar a sua escrita.

  • Refaça textos antigos: pegue textos antigos e faça-os com novos argumentos, com melhor desenvolvimento ou nova proposta de intervenção. 

  • Não exagere na quantidade de textos: a professora Fernanda Pessoa pontua que não adianta fazer vários textos em uma semana e não corrigí-los, pois a tendência é que haja a repetição de erros ao invés de aprendizagem. Faça somente o que puder ser revisado e corrigido.

  • Se possível, acompanhe aulas: veja aulas (presenciais ou retomamente; gravadas ou ao vivo, assim como vídeos de dicas sobre redação), procure professores de redação e língua portuguesa para anotar dicas e esclarecer dúvidas. 

  • Compartilhe suas dúvidas: discuta suas dúvidas com outros estudantes, com seus amigos ou com professores, troque ideias, argumente. 

Banco de Redações

O treino é uma das melhores maneiras de se preparar para a redação do Enem. Aproveite o Banco de Redações do Brasil Escola para treinar sua produção textual e ter acesso à correção gratuita.

Enviar seu texto para o Banco de Redações é muito fácil, basta de cadastrar no site, e conferir a proposta do mês e enviar a dissertação em um dos três prazos informados na página. Pronto! Em breve a corretora dará a resposta sobre sua redação, com nota baseada nas competências adotadas no Enem.

Relacionados
Inep antecipa o resultado do Enem 2021, que estava previsto para 11 de fevereiro. Consulte suas notas e saiba o que fazer com elas.
Com mais de um mês de atraso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje, 17 de março, o balanço do Enem 2021
Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já podem consultar o espelho da redação. Veja como acessar.
Com a divulgação do espelho da redação do Enem 2021, o Brasil Escola teve acesso a sete redações que obtiveram nota máxima. Veja!
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já liberou a proficiência média e as notas máximas e mínimas de cada prova do Enem 2021.
As notas de corte do SiSU 2022/1 já podem ser consultadas. Pontuação mínima necessária para aprovação em cada curso muda ao longo das inscrições
A pernambucana Fernanda Quaresma, de 20 anos, foi uma das estudantes que tiraram nota 1000 na redação do Enem 2021. Veja como foi sua preparação!
O Ministério da Educação (MEC) informou que atualizou as notas de corte do SiSU 2022/1 com a retirada da chamada dupla classificação ou nota fantasma.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES