SiSU 2022/1: MEC retira dupla classificação e atualiza notas de corte

Sistema estava considerando as médias do Enem de candidatos aprovados nas duas opções de cursos.
Em 16/02/2022 14h25 , atualizado em 16/02/2022 14h44 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta terça-feira, 16 de fevereiro, que atualizou as notas de corte do SiSU 2022/1 com a retirada da chamada dupla classificação. A atualização começou por volta das 14h.

As notas de corte foram liberadas na madrugada de hoje e assustaram alguns estudantes por causa da dupla classificação ou nota fantasma. Nas redes sociais é possível ver várias reclamações.

Consulte as notas de corte

Na dupla classificação são consideradas as notas dos candidatos classificados nas duas opções de curso, gerando um cenário irreal de notas de corte. No Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o candidato pode escolher até duas opções de curso, mas só pode ser aprovado em uma.

Com a retirada da dupla classificação, as médias dos candidatos que estão sendo aprovados na 2ª opção de curso são desconsideradas, caso também estejam sendo aprovados na 1ª opção. A medida deve fazer as notas de corte caírem.

No ano passado, o MEC teve que retirar a dupla classificação e prorrogar as inscrições após uma ação apresentada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundarista (Ubes), junto à Defensoria Pública da União (DPU).

Em contato feito pelo Brasil Escola na manhã de hoje, a Ubes informou que recebeu várias reclamações de estudantes e estava estudando, junto a advogados, entrar com uma nova ação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

SiSU 2022

As inscrições do SiSU 2022/1 seguem até sexta-feira, 18 de fevereiro, às 23h59. Os candidatos podem se inscrever em até duas opções de curso/turno/instituição, observando a modalidade de concorrência (sistema universal, lei de cotas ou ações afirmativas) e ordem de preferência. 

Saiba como funciona o SiSU

Também é possível fazer alterações de opções de curso/instituição/turno/modalidade dentro do prazo de inscrições. Além disso, é possível acompanhar o balanço parcial que o MEC divulga diariamente com a colocação de cada candidato e as notas de corte. 

O resultado do SiSU 2022 do primeiro semestre está previsto para 22 de fevereiro. Os aprovados terão que se matricular de 23/02 até 8 de março. 

Quem não for convocado em nenhuma das duas opções de curso poderá manifestar interesse pela lista de espera de 22 de fevereiro a 8 de março. Em 10/3, a lista será repassada para as instituições e elas serão responsáveis pelas chamadas seguintes.

A oferta do SiSU 2022/1 é de 222 mil vagas em 6.146 cursos, graduações que estão disponíveis em 125 instituições públicas de ensino superior.

Mais informações pelo site do SiSU e no edital