MPF-CE denuncia estudantes acusados de fraudar o Enem 2014

Oferecimento:

Candidatos tiveram acesso ao gabarito do Exame, via celular, no primeiro dia de provas.

Em 16/12/2014 13h43 , atualizado em 16/12/2014 13h58
Por Wanja Borges

O Ministério Público Federal (MPF), no Ceará, denunciou nesta segunda-feira, 15 de dezembro, dois estudantes acusados de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, cujas provas foram aplicadas nos dias 08 e 09 de novembro. Bianca Miranda Matias e Valbert Souza Gomes contrataram um homem que repassou, via celular, o gabarito do primeiro dia do Exame. 

Para viabilizar o esquema, o candidato se inscreveu como sabatista, alegando problemas de visão, e compareceu ao local da prova com um celular comprado exclusivamente para a fraude. Já a estudante usou dois aparelhos. O de sua propriedade foi entregue ao fiscal de sala, enquanto o outro foi mantido dentro de sua bolsa.

Como os denunciados precisaram mudar de sala, em decorrência de um problema elétrico, eles foram revistados por policiais federais na saída. Foi nesta hora que os celulares com as mensagens de texto, contendo o gabarito da prova, foram encontrados. A ação penal é assinada pelo procurador da República Celso Costa Lima Verde Leal, em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. 

O crime de fraude em certames de interesse público prevê pena mínima de um ano de reclusão. Além das investigações para identificar o homem acusado de repassar os gabaritos aos réus, o órgão também apura o vazamento do tema da redação do Exame, por meio de aplicativo de celular, no Ceará e no Piauí. 

Em 14 de novembro, a operação Apollo, da Polícia Federal, prendeu quatro pessoas em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, e na Paraíba e cumpriu sete mandados de busca e apreensão, inclusive no Piauí. No mesmo dia, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep,) José Francisco Soares, descartou a possibilidade do Exame ser cancelado.

*com informações da Agência Brasil