Resultado do Enem 2014 sai na primeira semana de janeiro

Notas mínima e máxima das provas objetivas serão divulgadas na mesma época.
Em 10/11/2014 14h27 , atualizado em 10/11/2014 14h30 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Boletim Individual de Desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 será disponibilizado na primeira semana de janeiro do próximo ano, conforme confirmado pelo Ministro da Educação, Henrique Paim, durante coletiva de imprensa. Na última edição, o resultado foi divulgado em 3 de janeiro. 

Para acessar as notas, os participantes deverão informar o ano de realização do exame, o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição. Vale ressaltar que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não calcula uma média global do desempenho, apenas apresenta as notas por área de conhecimento, já que as universidades têm autonomia para definir os critérios de uso das notas para ingresso no ensino superior. 

Além disso, o órgão utiliza a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI) para o cálculo das médias em cada uma das quatro áreas. O método, que foi adotado em 2009, não considera apenas o número de questões corretas, mas também a consistência das respostas dos candidatos segundo o grau de dificuldade de cada questão da prova objetiva. Isso significa que participantes com o mesmo número de acertos poderão ter notas diferentes, dependendo da coerência de suas respostas.

Em janeiro de 2015, o Inep também anunciará as notas mínima e máxima das provas objetivas, que variam e dependem das questões da prova aplicada no respectivo ano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2014
As provas foram aplicadas neste final de semana, dias 8 e 9 de novembro, para mais de 8,7 milhões de estudantes. No primeiro dia, das 13h às 17h30, eles foram condicionados a 45 questões objetivas sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química). 

Ontem, os candidatos tiveram uma hora de acréscimo para responder outras 45 perguntas de múltipla escolha sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol), 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática) e elaborar a redação, cujo tema foi a “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Saiba mais

Segundo dados preliminares divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), 1.519 candidatos foram eliminados nesta edição, sendo 236 por uso indevido de telefones celulares. A abstenção neste ano foi de 28,6%, ante 29,7% em 2013. O gabarito oficial é esperado para quarta-feira, 12 de novembro. 

Enquanto isso, os participantes poderão conferir a versão extraoficial na correção comentada disponibilizada pelo Vestibular Brasil Escola, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP. Dúvidas podem ser esclarecidas ao abrir uma demanda nesta página ou pelo telefone 0800 616161.

Por Wanja Borges