Enem 2023: aluna nota 1.000 na redação lembra importância de ter repertório sociocultural

Oferecimento:

Caroline Souza, de Goiânia, pretende usar notas do exame educacional para ingressar no curso de Medicina

Em 16/01/2024 16h26 , atualizado em 18/01/2024 17h01
Por Silvia Tancredi
Estudante é uma das 60 que tiraram nota 1.000 no Brasil

Usar repertório sociocultural na redação do Enem pode fazer toda diferença na hora de construir o texto. Essa é a dica de uma das alunas nota 1.000 da redação do Enem 2023, Caroline Souza.

Repertório cultural na redação do Enem é usar experiências, situações ou fatos ligados às áreas do conhecimento cobradas na prova para enriquecer o texto e atender à Competência 2 da redação (umas das cinco competências que são analisadas pelos corretores do texto).

A jovem de 21 anos, de Goiânia, é uma das 60 estudantes de todo o Brasil que tiraram nota 1.000 na redação do Enem 2023. No seu estado, Goiás, ela é uma das quatro que ganharam a tão desejada nota mil.

O resultado do Enem 2023 saiu na manhã de hoje, 16 de janeiro. Além da nota da redação, foram liberados desempenhos nas quatro provas objetivas.

Leia também:

Resultado do Enem 2023 está disponível

Inep divulga as maiores e menores notas do Enem 2023

Dicas de estudo para a redação do Enem 

Caroline Souza estudou para o Enem 2023 fazendo cursinho. Segundo ela, a preparação para o vestibular é muito cansativa, mas vale a pena.

Para os estudantes que querem se dar bem na redação do Enem, a dica da aluna goiana é treinar bastante a escrita, listando e entendendo os erros mais recorrentes nas redações feitas ao longo do ano, como as falhas gramaticais.

Outra dica para a redação do Enem é acumular informações para, na hora da prova, chegar preparado.

"É importante, na preparação para redação do Enem, ir montando um caderno de repertórios socioculturais ao longo da preparação, para que, ao final do ano, você tenha uma ampla bagagem de informações"

Caroline Souza

A estudante goiana, que estuda no cursinho WR, sente-se feliz com a nota mil. "É um verdadeiro alívio sentir que toda a luta foi recompensada", reforça.

Fazer o Enem e ter se dado bem na redação é apenas um passo rumo ao sonho de cursar Medicina. Para isso, a jovem vai se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e tentar uma vaga em uma universidade pública. 

SiSU 2024

As inscrições para o SiSU 2024 poderão ser feitas na semana que vem, entre os dias 22 e 25 de janeiro. O resultado sairá no dia 30 do mesmo mês.

O SiSU oferece mais de 200 mil vagas em 169 universidades públicas de todo o país.

Saiba mais sobre o SiSU 2024

Como foi o Enem 2023?

O primeiro dia do Enem 2023, cujas provas foram realizadas no dia 5 de novembro de 2023, contou com 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Alunos consideraram a prova cansativa por ter muitos textos.

Os inscritos também produziram uma redação com o tema: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

Leia também: Especialistas em educação elogiaram a prova do 1º dia do Enem 2023

No segundo dia do Enem 2023, os estudantes responderam 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. No geral, participantes consideraram a prova mais fácil do que a do primeiro dia.

A reaplicação do Enem 2023 ocorreu nos dias 12 e 13 de dezembro. As provas tiveram o mesmo formato que as provas regulares. Já o tema da redação foi: "Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil".

Para mais detalhes, acesse o Edital.

Banco de redações do Brasil Escola

O Brasil Escola conta com um banco de redações que funciona da seguinte maneira: os estudantes mandam o seu texto de forma on-line e gratuita e, depois, podem acessar a correção. 

Os temas do banco de redações do Brasil Escola variam a cada mês. Em janeiro, o tema é: Impactos do cancelamento virtual na saúde mental