Resultado do Enem 2023 está publicado

As provas, aplicadas em novembro de 2023, contaram com 3,9 milhões de participantes.
Em 16/01/2024 09h56 , atualizado em 17/01/2024 14h57 Por Tiago Vechi

Jovem sorridente com um livro na cabeça abaixo do texto - resultado publicado
As notas do Enem podem ser usadas para várias Instituições
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O resultado do Enem 2023 foi publicado hoje, 16 de janeiro, pelo Inep. Para acessar, é necessário realizar o login em sua conta gov.br e consultar seu resultado. Caso tenha se esquecido da senha, é possível recuperá-la com as opções disponibilizadas pelo sistema. 

Confira o resultado do Enem no site do Inep, na página do participante. Atenção: O site está apresentando instabilidades.

Uma informação importante: quem realizou a prova como treineiro só terá acesso às notas em março, como especificado no edital. 

Resultado do Enem 2023

O Enem 2023 foi realizado por 3,9 milhões de participantes, nos dias 5 e 12 de dezembro. Foram aplicadas provas objetivas e um exame de redação, que abordou os trabalhos de cuidados realizados pelas mulheres.

O espelho da redação será disponibilizado 90 dias após a divulgação do resultado. A prova de redação pode ser zerada caso ocorra qualquer um destes erros no seu texto: fuga ao tema, extensão total com menos de sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Participantes eliminados do certame não terão o resultado divulgado, ainda que tenham feito os dois dias de prova. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Onde usar as notas do Enem 2023

As notas do Enem podem ser utilizadas para ingressar em Universidades e Instituições públicas de ensino (por meio do Sisu, essas instituições não cobram mensalidade), pode servir para ter bolsas de estudo (Prouni), para utilizar programas de financiamento (Fies) e, ainda, ir para Universidades em Portugal que aceitam o exame.

Além disso, também ocorrem processos seletivos específicos das instituições, ou seja, que não são organizados pelo Ministério da educação, adeptos das notas do Enem para avaliar o ingresso de estudantes.

Como participar do Sisu em 2024?

Podem participar do Sisu todas as pessoas que realizaram o Enem. Com exceção de participantes que tenham zerado a redação e treineiros.

Acesse sua conta gov.br na página do participante, no Inep. No ato da inscrição, você irá definir duas opções no Sisu 2024. A partir destas escolhas, o sistema classifica os interessados conforme as notas e os pesos estabelecidos. 

Lembre-se: a 1ª opção será interpretada como sua prioridade pelo sistema.

Há instituições participantes do Sisu que adotam notas e/ou médias mínimas para inscrição em seus cursos. Ainda assim, se o resultado do participante não for bom o suficiente para concorrer a um curso específico, que exija notas ou médias mínimas, o sistema irá notificá-lo.

Lista de espera no Enem 2023

Caso você não consiga a aprovação na chamada regular, não se desespere. A lista de espera ainda será aberta, veja como participar: 

  • Decida se você irá participar da Lista de Espera do Sisu na sua 1ª ou na 2ª opção de curso.
  • Tenha atenção ao cronograma do Sisu para saber quando abre o período de manifestação para participação da lista de espera. 
  • Quando chegar na data de manifestação para lista de espera do Sisu, selecione seu curso e clique no botão de confirmação. Certifique-se de que sua manifestação foi concluída. Conforme o MEC, ao finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.
  • Os resultados da lista de espera serão divulgados pelas instituições participantes. Ou seja, acompanhe os resultados pelos sites oficiais das universidades e institutos