Enem 2023: especialistas em educação elogiam provas do 1º dia

Mas, concordam com estudantes que consideraram a prova densa e cansativa por conter muitos textos
Em 05/11/2023 21h21 , atualizado em 05/11/2023 21h30 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Especialistas em educação elogiaram as provas do primeiro dia do Enem 2023. As provas foram aplicadas das 13h30 às 19h de hoje, 5 de novembro, em todo o Brasil.

No total, houve quase 4 milhões de inscritos, mas 28,1% não compareceram neste primeiro dia, conforme dados preliminares (98,3% de apuração).

Hoje, foi a vez de os estudantes responderem 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, que abrange Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física. Também houve mais 45 perguntas de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Confira os assuntos que caíram no 1º dia de provas do Enem 2023

Os participantes também produziram uma redação dissertativa argumentativa que contou com este tema: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.

Professores de colégios e cursinhos elogiaram o tema. Danieli Ferreira, do Oficina do Estudante, por exemplo, disse que o Inep acertou ao dar importância para reconhecer as jornadas duplas (às vezes triplas) desempenhadas pelas mulheres para cumprir com as funções que lhe foram estabelecidas.

Enem 2023: Professores analisam tema da redação

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Prova inovadora

Vera Lúcia Antunes

Vera Lúcia Antunes, coordenadora Pedagógica do Objetivo, acredita que a prova de hoje do Enem 2023 foi a melhor dos últimos anos.

"Foi uma prova inovadora, que teve uma diversificação muito grande de textos, desde o português até sociologia. Foi uma prova atual que soube escolher os textos, os temas, que realmente são problemas atuais da sociedade, que estamos vivendo, como questões ligadas ao negro e à mulher. O primeiro dia do Enem 2023 mostrou enfoque da responsabilidade social"

Segundo a profissional, os textos das provas foram muito assertivos e os alunos, inclusive, poderiam usá-los como repertório cultural da redação

"Na minha opinião, foi uma prova que exigiu preparo do aluno. Ele tinha que saber a literatura, a história, as disciplinas, claro. Mas, o estudante fez uma prova satisfeito, pois ele fez com cuidado e conseguiu acertar as questões, que não vão gerar polêmica. O aluno que tem o domínio da leitura fez a prova com tranquilidade".

Prova bem-feita, mas cansativa

Wander Azanha

Wander Azanha, diretor do pré-vestibular Oficina do Estudante, avalia a primeira prova do Enem 2023 como bem-feita. Mas, ele concorda com alguns estudantes que consideraram a prova densa e cansativa por conter muitos textos.

"Professores comentaram que os textos estavam longos, no geral, bastante longos. Portanto, demandava uma concentração ou uma atenção enorme do aluno com relação aos textos. As alternativas, em algumas questões, bastante tranquilas de serem lidas. Mas com textos longos, isso cansou bastante o aluno".

O diretor comenta que alguns temas importantes não estavam caindo no Enem nos últimos anos, mas hoje apareceram, tais como ditadura, racismo e questão indígena na prova de história. 

Outros pontos abordados por Azanha foram uma prova de sociologia, de humanidades, voltada mais para a humanidade contemporânea, com autores atuais, com poucas questões olhando para o passado. O diretor também pensa que a prova de inglês foi bastante interessante, com textos sobre desigualdade e racismo.

"No geral, a primeira prova do Enem 2023 foi muito bem feita, mas muito cansativa, mas volto a dizer, como era se esperar da prova do Enem, mas que fez o aluno pensar como também era esperado o Enem em temas atuais, em temas ligados à vida cotidiana do aluno"

Correção comentada

O Brasil Escola, em parceria com os colégios e cursos Oficina do Estudante e Poliedro, está fazendo a correção comentada das provas do Enem 2023 de forma gratuita e on-line.

Página da correção comentada Brasil Escola Enem 2023

Professores também estão comentando as provas no canal do Brasil Escola no YouTube. 

Assista aos comentários do Enem 2023

2º dia do Enem 2023

As provas do Enem 2023 continuam no próximo domigo, 12 de novembro, nos mesmos locais de prova. Desta vez, os inscritos responderão 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza (Biologia, Química e Fisica.

A previsão é que os gabaritos oficiais do Enen 2023 saiam no dia 24 de novembro. Já o resultado deve sair no dia 16 de janeiro de 2024.

Saiba tudo sobre o Enem 2023


Relacionados