Aluno nota 1.000 na redação do Enem 2023 recomenda usar temas da atualidade

Aproveitar assuntos de geografia e sociologia no texto pode fazer diferença, segundo jovem do Pará
Em 17/01/2024 14h22 , atualizado em 18/01/2024 17h00 Por Silvia Tancredi

aluno nota 1.000 enem 2023
Arthur quer passar para curso de Medicina/ Crédito: divulgação
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Usar temas da atualidade de geografia e sociologia como repertório cultural. Essa é a dica de Arthur Sanches, do Pará, um dos 60 estudantes que tiraram nota 1.000 na redação do Enem 2023.

O resultado do Enem 2023 saiu na manhã de ontem, 16 de janeiro. Além das notas da redação, os inscritos no exame tiveram acesso ao desempenho nas provas objetivas.

Acesse resultado do Enem 2023

Com as notas, os participantes poderão participar de programas do Ministério da Educação que usam o Enem, tais como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A inscrição para o SiSU 2024 começa no próximo dia 22.

Inscrever-se no SiSU 2024 para passar para o curso de Medicina. Esse é o foco do aluno nota 1.000 Arthur Sanches, que tentará uma vaga na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Universidade Estadual do Pará (UEPA). 

Redação nota 1.000 no Enem 2023

O tema da redação do Enem 2023 foi: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

De acordo com Arthur, sem dúvidas o tema da redação o ajudou bastante a ter como resultado a nota 1.000 por ser um assunto bem próximo da realidade no Brasil. Além disso, ele usou os textos motivadores para entender melhor o significado de "trabalho de cuidado".

Na redação do Enem, os inscritos devem apresentar uma proposta de intervenção, que é uma solução viável para o problema apresentado na questão-problema. Para defender a sua proposta, Arthur usou temas da atualidade, como, por exemplo, o crescimento da população idosa no Brasil.

"Na minha proposta de intervenção da redação do Enem 2023, apresentei o cenário demográfico de expansão da população idosa como sustentação para a importância do trabalho de cuidado da mulher. No desenvolvimento citei a Djamila Ribeiro e Zygmunt Bauman para argumentar, respectivamente, sobre a invisibilidade desse trabalho da mulher e a omissão do Estado nessa área"

Arthur Sanches

Ter usado assuntos que estão em evidência, ou seja, temas da atualidade, é uma das dicas do aluno paraense para mandar bem na redação do Enem. "Esteja por dentro dos assuntos atuais de geografia e sociologia que podem ser utilizados como repertório cultural", recomenda o jovem.

Outras dicas são fazer várias redações ao longo do ano e, na opinião dele, a mais importante que é focar na correção da redação. "O conselho é procurar um curso/professor que valorize uma correção mais pessoal e direcional", acredita. 

Leia também: Aluna nota 1.000 na redação do Enem 2023 lembra importância de ter repertório sociocultural

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como foi o Enem 2023?

O primeiro dia do Enem 2023, cujas provas foram realizadas no dia 5 de novembro de 2023, contou com 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Alunos consideraram a prova cansativa por ter muitos textos.

No segundo dia do Enem 2023, os estudantes responderam 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. No geral, participantes consideraram a prova mais fácil do que a do primeiro dia.

A reaplicação do Enem 2023 ocorreu nos dias 12 e 13 de dezembro. As provas tiveram o mesmo formato que as provas regulares. Já o tema da redação foi: "Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil".

Para mais detalhes, acesse o Edital.

Banco de redações do Brasil Escola

O Brasil Escola conta com um banco de redações que funciona da seguinte maneira: os estudantes mandam o seu texto de forma on-line e gratuita e, depois, podem acessar a correção. 

Os temas do banco de redações do Brasil Escola variam a cada mês. Em janeiro, o tema é: Impactos do cancelamento virtual na saúde mental