O que é repertório cultural na redação do Enem?

Uso de citações e experiências enriquece texto e atende Competência 2 da redação do exame
Por Silvia Tancredi

Ler bastante ajuda a ter repertório cultural na redação do Enem
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Repertório cultural na redação do Enem é usar experiências, situações ou fatos ligados às áreas do conhecimento cobradas na prova para enriquecer o texto e atender à Competência 2 da redação. 

Esses fatos devem estar relacionados às Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza ou Matemática e podem ser, por exemplo, citações de autores, obras, frases, fatos, conceitos, livros, filmes, notícias e outros.

O uso desse material no texto também demonstra que o estudante está atento aos acontecimentos ao seu redor e que o seu repertório cultural foi construído ao longo de sua trajetória estudantil. Sendo assim, experiências de vida do aluno também contam como exemplos e argumentos na sua redação.

Professores de redação ressaltam, ainda, que usar repertório cultural na redação a torna mais bem vista diante dos olhos do avaliador.

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O que é repertório cultural na redação do Enem?

Jéssica Dorta, coordenadora e professora de redação do colégio e curso Oficina do Estudante, define o que é repertório cultural na redação do Enem:

"O repertório cultural na redação do Enem configura-se como toda e qualquer experiência vivida, situação, fato, informação ou citação que, articulada no texto, contribui como argumento para o desenvolvimento da discussão proposta pelo participante do Enem"

Jessica Dorta

Segundo a coordenadora, há quatro tipos de repertório avaliados na redação do Enem:

  1. Repertório a partir de muitos trechos de cópia dos textos motivadores ou recortes (material de apoio que consta no caderno da proposta de redação)

  2. Repertório baseado nos textos motivadores

  3. Repertório não legitimado

  4. Repertório legitimado externo aos textos motivadores pertinente e com uso produtivo

Jéssica Dorta é coordenara de redação/ Crédito: Oficina do Estudante

A professora explica que, no quarto tipo de repertório, a legitimidade configura-se quando o participante apresenta experiências vividas, situações, fatos, informações ou citações com respaldo nas Áreas do Conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Ainda nesse último item, chamado repertório legitimado externo aos textos motivadores, há duas situações:

1- Repertório legitimido pertinente: depende da associação do repertório legitimado ao menos a um dos elementos do tema.

2- Repertório legitimido produtivo: o repertório legitimado e pertinente ao tema é vinculado, ainda que pontualmente, à discussão proposta. 

Na opinião da professora, não há uma hierarquia em relação ao repertório legitimado. Por exemplo, citar um filósofo da Escola de Frankfurt não leva necessariamente a uma melhor avaliação quando comparado à citação de uma música popular.

"A avaliação do repertório legitimado é fundamentada na pertinência e no uso produtivo que o participante faz dele, isto é, avalia-se de que forma esse repertório contribui para a discussão apresentada no texto", ressalta.

Competência 2 da Redação do Enem

Conforme já citado pela professora, o uso de repertório cultural na redação atende a um dos aspectos da Competência 2 da redação do Enem: existência de repertório sociocultural legitimado, pertinente e produtivo.

Os outros dois aspectos ligados a essa competência são: adequação ao tema e respeito à estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).

Por que usar repertório cultural na redação do Enem?

Jessica explica que a redação Enem exige para os níveis mais altos da Competência 2 a presença de um repertório sociocultural que extrapole os textos motivadores, ou seja, é mais interessante que o aluno insira experiências, fatos ou situações próprias.

"A exigência de repertório cultural na redação do Enem faz com o que participante, ao se preparar para o exame, se preocupe em ampliar o repertório construído ao longo de sua trajetória de vida - em espaços formativos e fora deles, o que contribui para que os participantes construam constantemente associações entre as informações que consomem diariamente e as questões socioculturais vivenciadas pela sociedade"

Jéssica Dorta

A coordenadora ressalta ainda que, na perspectiva textual, usar o repertório sociocultural contribui para o desenvolvimento da argumentação presente no texto. 

Exemplos de repertório cultural

Jéssica explica que os exemplos de repertório cultural na redação do Enem são aqueles em que se utilizam situações, experiências vividas, informações, fatos ou citações associadas a uma Área do Conhecimento.

Veja abaixo exemplos de repertório cultural na redação do Enem:

  • Conceitos e suas definições;

  • Fatos ou períodos históricos reconhecidos;

  • Referências a nomes de autores, filósofos, livros, músicas, filmes, séries, pinturas etc.;

  • Referências a estudos e/ou pesquisas, desde que indicada a fonte;

  • Notícias e reportagens, desde que acompanhadas dos meios de comunicação nos quais circularam (Piauí, Folha de S. Paulo, Diário do Nordeste, Estadão etc.);

  • Referência a personalidades, celebridades, personagens etc., desde que conhecidos;

  • Referências a Áreas do Conhecimento e/ou seus profissionais, como Literatura/escritores/poetas, Educação/educadores, Medicina/médicos etc.

Repertório cultural nas redações nota 1.000 do Enem

Listamos abaixo alguns exemplos de redações notal mil do Enem 2022 nas quais os estudantes usaram repertórios culturais. Confira:

 

Como é a redação do Enem?

A redação do Enem é a única prova discursiva do exame. Os estudantes recebem um tema e precisam emitir a sua opinião sobre a questão levantada e, além disso, expôr uma possível solução viável para o problema apontado. 

Diferente das redações dos vestibulares, a redação do Enem cobra uma única estrutura de texto, que é o formato dissertativo-argumentativo, e tem características específicas, como o uso da proposta de intervenção.

O ideal, conforme professores da matéria, é que o participante já chegue preparado para a prova de redação do Enem, sabendo exatamente qual deve ser o formato do texto e como vai usar o seu repertório cultural.

Os temas das redações do Enem são bem diversos, mas, ao fazer um levantamento dos assuntos que caíram nos últimos dez anos, por exemplo, percebe-se que a banca que realiza o exame tem preferência por problemas que afligem a sociedade brasileira.

A redação do Enem é corrigida por dois avaliadores, que devem ficar atentos se o estudantes usou as cinco competências do texto de forma correta. Uma delas é elaborar um proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

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