Metade dos estudantes que concluíram o ensino médio em 2023 não fizeram as provas da última edição do Enem, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os números do Enem 2023 foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e Inep em coletiva de imprensa realizada hoje (16). As notas dos participantes já estão disponíveis para consulta na página do participante.
Nesta edição, em todas as versões do Enem, foram registrados 4.018.414 inscritos. Destes, 2.734.100 fizeram as provas, o que representa uma participação de 68%.
Leia também: Estudante nota 1.000 na redação do Enem 2023 enfatiza a importância do repertório cultural
Metade dos concluintes do ensino médio não fizeram o Enem 2023
Um dado destacado na coletiva de imprensa de hoje (16) foi quanto à baixa participação no Enem dos estudantes que concluíram o ensino médio.
No Enem 2023, levando em consideração o dado preliminar da quantidade de matrículas dos concluintes, um total de 1.058.538 estudantes participaram do exame. Essa quantidade representa 50,8% dos concluintes.
Na rede pública, mais da metade dos estudantes que se formaram no ensino médio no ano passado (53,3%) não fizeram o Enem. Veja o resumo das informações sobre a participação no exame:
Pesquisa do Inep
O presidente do Inep, Manoel Palacios, afirmou na coletiva que o instituto fará uma pesquisa sobre a percepção dos estudantes quanto à participação no Enem.
Palacios citou o objetivo de compreender, por meio deste estudo, o porquê que os estudantes inscritos não fizeram de fato a prova, como também os motivos pelos quais aqueles que estão saindo do ensino médio não fazem o exame.
Números do Enem 2023
Veja, abaixo, o resumo dos números do Enem 2023 divulgados hoje (16):
Estudantes que tiraram nota mil na redação do Enem 2023
Veja de onde são os 60 estudantes que tiraram nota 1.000 na redação do Enem 2023:
Resultado do Enem 2023
O resultado do Enem 2023 foi liberado na manhã desta terça-feira (16). Os estudantes podem acessar na página dos participante os desempenhos obtidos em cada uma das cinco provas que compõe o exame.
As notas do Enem 2023 podem ser utilizadas nas seleções do MEC. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2024 estarão abertas entre os dias 22 e 25 de janeiro.
O Programa Universidade para Todos (ProUni) recebe inscrições entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro. As datas e edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ainda não foram divulgados.
Saiba a diferença dos programas:
-
SiSU: oferece vagas em graduações de universidades e institutos públicos de ensino superior.
-
ProUni: disponibiliza bolsas de estudo (integrais e parciais) na educação superior privada.
-
Fies: concede financiamento para o pagamento para as mensalidades de cursos de faculdades particulares.
As inscrições para esses processos seletivos são gratuitas e feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É necessário utilizar os dados de acesso da conta gov.br com o número de CPF e senha.
O que você precisa saber sobre o SiSU 2024
Confira no vídeo abaixo tudo que você precisa saber sobre o SiSU 2024:
Crédito da imagem:
[1] Gabriel Jabur / Agência Brasília / GDF