Enem 2023: estudantes analisam provas do 2º dia

Alunos consideraram a prova mais fácil do que a do primeiro dia
Em 12/11/2023 20h10 , atualizado em 12/11/2023 20h20 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O segundo dia de provas do Enem 2023 terminou no início da noite de hoje, 12 de novembro. No geral, estudantes gostaram da prova, achando-a fácil.

Hoje, os participantes responderam 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, que abrange as matérias Biologia, Química e Física.

Confira o que caiu no 2º dia de provas do Enem 2023 e análise de professores

O Brasil Escola, em parceria com os colégios e cursos Poliedro e Oficina do Estudante, está realizando a correção comentada das provas. Professores também estão fazendo uma live para analisar o 2º dia do Enem 2023. Acompanhe por meio dos links abaixo:

Correção comentada 2º dia do Enem 2023

Transmissão ao vivo

Conforme o cronograma divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame, o gabarito oficial do Enem 2023 deve sair no dia 24 de novembro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estudantes comentam provas do 2º dia do Enem 2023

Dia menos cansativo

Vanessa Brandão Machado, aluna da 3ª série do Ensino Médio Medicina da Oficina do Estudante, acredita que as provas de hoje foram mais fáceis do que os exames do primeiro dia do Enem 2023.

"Em comparação com o primeiro dia, achei essa prova mais fácil, porque eu me identifico mais com exatas e biológicas e ciências em geral e não me identifico muito com humanas. Para mim, o primeiro dia foi um dia mais pesado, mais cansativo"

Segundo a jovem, ela conseguiu fazer a maioria das questões de Ciências da Natureza e Matemática, graças às dicas que recebeu e a preparação que teve este ano para fazer essa prova. 

A estudante sente-se otimista, acreditando que conseguirá atingir uma boa pontuação no SiSU. 

Prova mais fácil

Bruno Henrique achou a prova mais fácil

Bruno Henrique, que vai usar as notas do Enem 2023 para ingressar em um curso da área de informática, considera a prova de hoje mais fácil do que nos anos anteriores. Ele já fez o exame duas vezes.

"Penso que o Enem teve uma boa evolução. As provas estavam mais organizadas.Como neste ano as questões estavam coloridas, me deu mais conforto na hora de fazê-las"

Mas, por ser uma prova de exatas, o aluno acha que teve muito texto, o que acabou tornando o teste um pouco maçante. Bruno também acredita que, em algumas perguntas, era necessário ter um conhecimento mais específico na área. "Mas, no geral, nenhuma questão que fosse do outro mundo, que exigisse alguma conta muito difícil", analisa.

Matemática mais fácil

Maria Joana Gonçalves, aluna da 3ª série do Ensino Médio, que usará as notas do Enem 2023 para tentar ingressar no curso de Jornalismo, comenta que, apesar de ser mais de humanas, achou as questões de matemática bem fáceis mesmo. 

"No geral, achei que foi muito cansativa tanto semana passada quanto hoje. As perguntas de matemática quanto de ciências da natureza estavam com muito texto, quase nada objetivo", opina.

Resultado do Enem 2023

A previsão é que o resultado do Enem 2023 saia no dia 16 de janeiro de 2024. Com as notas em mãos, os estudantes poderão participar de programas de acesso à educação superior coordenados pelo Ministério da Educação (MEC), tais como o SiSU e ProUni.