Topo
pesquisar
Em 26/07/2019 07h00, atualizado em 26/07/2019 08h51

Enem 2019: como se preparar a 100 dias da prova

Notícias

Em contagem regressiva para o início do Enem, confira as principais dicas do que fazer para conseguir um bom resultado no exame. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

Faltam apenas 100 dias para o início da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 para os estudantes de todo o Brasil e, nesta reta final de preparação, é importante saber o que fazer para alcançar um bom resultado no exame.

Este ano o Enem recebeu 6.384.957 inscrições entre o período de 6 a 17 de maio, mas após o prazo para pagamento da taxa (R$ 85), o número de participantes confirmados foi de 5.095.308, o menor nos últimos nove anos do exame.

As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, dias 3 e 10 de novembro, em 1.728 municípios espalhados em todas as regiões do país, porém, o cartão de confirmação com os locais de prova só será divulgado em outubro, sem data definida até o momento.

Enquanto isso, os participantes seguem na preparação para responder as 180 questões do Enem e produzir a redação, que podem abrir as portas para o ingresso no ensino superior. E, pensando nisso, o Brasil Escola preparou uma série de dicas para ajudá-los a aproveitar esses 100 dias pré-Enem da melhor maneira possível. Confira!


1 – Planejamento

Têm estudantes que podem considerar os 100 dias como um período ainda distante da prova, mas para outros ela já está bem próxima e, por isso, é muito importante que você estabeleça um planejamento que seja adequado para a sua situação. Crie um cronograma de estudos, organize as suas horas de acordo com a sua rotina e tenha disciplina para segui-lo. Assim, com organização, é fácil otimizar o seu tempo para não deixar passar em branco algum conteúdo que você precisa estudar. 

Com seu cronograma pronto, saiba como estudar para o Enem 2019:

2 – Conhecer os temas que mais caem na prova

O conteúdo do Enem é amplo e as provas são extensas, muitas vezes causando dúvidas nos estudantes na hora de decidir o foco de cada disciplina. Para isso existe a Matriz de Referência do Enem que informa o conteúdo e os eixos comuns das provas.

Veja como serão divididos os conteúdos da prova do Enem 2019:

  • 1º dia (03/10): 5h30 de duração

- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira)
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
- Redação

  • 2º dia (10/10): 5h de duração

- 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física)

Sabendo da divisão das provas e dos conteúdos exigidos, existem os temas que caem com maior frequência no exame ao longo dos anos. Nós separamos os assuntos mais cobrados no Enem de 2014 a 2018, clique aqui para conferir.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3 – Simulados

É hora de testar seus conhecimentos e simular como você se sairia na prova se ela fosse aplicada agora. Assim você pode ter uma noção maior de quais as áreas e disciplinas ainda precisa se dedicar mais e quais você já está mais preparado. Esse resultado te ajuda também na hora de montar seu cronograma e dividir seus estudos.

Faça o simulado do Enem

No simulado do Brasil Escola você tem a opção de montar a sua prova por área de conhecimento ou dia de prova, cronometrar e salvar o resultado.

4 – Vídeoaulas

Esse é um método muito prático e dinâmico para ajudar você na hora dos estudos. Através das videoaulas, professores especialistas no Enem oferecem dicas de diferentes temas cobrados na prova. Ainda tem a vantagem de você poder assistir e pausar os vídeos na hora que quiser para anotar as informações mais importantes.

E sabe a melhor dica? O canal do Brasil Escola no Youtube está com uma sessão especial de vídeoaulas para o Enem 2019. As aulas são gratuitas e estão sendo atualizadas frequentemente com conteúdos novos para auxiliá-los nos estudos.

Assista as vídeoaulas do Enem 2019

5 – Redação

Não dá para saber o tema da redação do Enem 2019, a chance é pequena, mas sabemos que o exame costuma cobrar assuntos relacionados a questões sociais e o segredo para se sair bem é a prática.

Saiba como fazer a redação do Enem

Por isso, você pode acompanhar o Banco de Redações do Brasil Escola. Todo mês temos uma proposta com um tema diferente e você ainda pode enviar a sua redação para que seja corrigida gratuitamente por uma corretora especializada no Enem.

Veja todos os temas de redação do Enem

Se você treinar, quando chegar na prova, mesmo que não conheça bem sobre o tema da redação você estará preparado para se embasar nos textos de apoio e produzir um bom conteúdo. 

6 – Saúde e Lazer

Manter a rotina de estudos é extremamente importante para conseguir um resultado satisfatório na prova do Enem, mas para isso também é preciso ter equilíbrio nas outras áreas da vida e manter uma rotina saudável.

Tirar um momento de lazer com os amigos e família é importante para o bem-estar e para o descanso, tanto do corpo quanto da mente. Além disso, manter uma alimentação saudável e reservar uma horinha para praticar uma atividade física vai te ajudar a ficar mais disposto e aguentar a maratona que é a prova.

Veja também: Como a prática de atividade física pode ajudar nos estudos

Para saber mais sobre o Enem 2019 confira a página especial do Brasil Escola.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola