Patrocínio:

Whatsapp
Em 04/02/2021 17h51 , atualizado em 05/02/2021 14h25

Enem Digital estreia abaixo das expectativas

Blog do Vestibular

O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

Mais da metade dos participantes faltaram ao exame e nível de dificuldade da prova foi contestado. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

Nesta semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou a aplicação das provas do Enem Digital. A versão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada em computadores foi anunciada em 2019 como a grande novidade para esta edição.

Porém, em consequência da pandemia do coronavírus, muitas mudanças foram promovidas nos processos seletivos do país e, consequentemente, o Enem 2020 acabou sendo adiado para a aplicação neste ano. As provas impressas foram aplicadas nos dias 17 e 24 janeiro e tiveram a maior abstenção da história, com a ausência de mais da metade dos participantes.

No caso do Enem Digital, mesmo com um número de participantes muito inferior à versão impressa, o primeiro dia da aplicação teve uma abstenção de 68,1% dos inscritos. Ou seja, das 93 mil inscrições confirmadas, apenas 29 mil foram fazer o exame.

Mais: Prejudicados no Enem Digital 2020 podem pedir reaplicação

Além disso, a aplicação gerou inúmeros problemas, como atrasos e falhas de sistema, dividindo a opinião de diversos estudantes. Em alguns casos, a prova chegou a ter a aplicação suspensa. Veja relato deixado nas redes sociais:

Reprodução/Twitter

A aplicação das duas versões do Enem no início deste ano chegou a ser contestada pelos participantes e a Defensoria Pública da União (DPU) pediu à Justiça para alterar novamente o cronograma do exame, levando em consideração o momento da pandemia. No entanto, o pedido não foi acatado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mesmo com as provas digitais programadas para o início deste ano, em dezembro de 2020 o Ministério da Educação (MEC) havia informado que o contrato com a empresa que faria as provas ainda não estava fechado.

Veja também: Enem Digital: MEC ainda não fechou contrato de aplicação

Consequentemente, a expectativa era de que as provas digitais trouxessem questões com mais recursos de interatividade, conteúdos gráficos mais bem elaborados, mas mantendo o mesmo nível de dificuldade da prova impressa. No entanto, a qualidade da prova foi contestada por participantes. Veja:

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Por outro lado, também teve participantes que gostaram da primeira experiência com as provas do Enem Digital, principalmente em relação à praticidade do exame. Veja:

Reprodução/Twitter


No próximo domingo, 7 de fevereiro, será feita a segunda etapa das provas digitais. Somente 29 mil participantes estiveram presentes no primeiro dia e tudo indica que a abstenção pode ser ainda maior no segundo dia.

A intenção do MEC para as provas digitais é que até 2026 o Enem seja feito apenas nesta versão. O objetivo é diminuir o custo da produção com as provas impressas. Mesmo que a intenção seja boa, a estreia do exame digital acabou deixando a desejar e pode ser que os estudantes não tenham uma boa aceitação desse tipo de prova nas próximas edições.

Relacionados
Ajude um cursinho comunitário durante esta pandemia. Alunos de baixa renda precisam de sua ajuda para estudar e entrar na faculdade.
O Enem Digital 2020 chegou ao fim com abstenção de 71,3% dos mais de 93 mil inscritos esperados. Provas foram aplicadas no último domingo (7)
Os participantes prejudicados por logística e pessoas com Covid-19 poderão solicitar a reaplicação do Enem Digital 2020. Veja os prazos!
O Enem Digital estreou com abstenção de 68,1% dos mais de 93 mil inscritos esperados no último domingo (31).
O Enem Digital terá sua primeira edição nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, presencialmente. O Blog discute a abstenção em época de pandemia.
O Inep anulou uma questão da prova de Matemática do Enem Digital 2020. Item já havia sido aplicado em edições anteriores.
Em entrevista coletiva sobre o Enem Digital, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, falou quando pretende aplicar as provas impressas e digitais do Enem 2021.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES