Enem Digital estreia abaixo das expectativas

Mais da metade dos participantes faltaram ao exame e nível de dificuldade da prova foi contestado.
Em 04/02/2021 17h51 , atualizado em 05/02/2021 14h25 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Nesta semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou a aplicação das provas do Enem Digital. A versão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada em computadores foi anunciada em 2019 como a grande novidade para esta edição.

Porém, em consequência da pandemia do coronavírus, muitas mudanças foram promovidas nos processos seletivos do país e, consequentemente, o Enem 2020 acabou sendo adiado para a aplicação neste ano. As provas impressas foram aplicadas nos dias 17 e 24 janeiro e tiveram a maior abstenção da história, com a ausência de mais da metade dos participantes.

No caso do Enem Digital, mesmo com um número de participantes muito inferior à versão impressa, o primeiro dia da aplicação teve uma abstenção de 68,1% dos inscritos. Ou seja, das 93 mil inscrições confirmadas, apenas 29 mil foram fazer o exame.

Mais: Prejudicados no Enem Digital 2020 podem pedir reaplicação

Além disso, a aplicação gerou inúmeros problemas, como atrasos e falhas de sistema, dividindo a opinião de diversos estudantes. Em alguns casos, a prova chegou a ter a aplicação suspensa. Veja relato deixado nas redes sociais:

Reprodução/Twitter

A aplicação das duas versões do Enem no início deste ano chegou a ser contestada pelos participantes e a Defensoria Pública da União (DPU) pediu à Justiça para alterar novamente o cronograma do exame, levando em consideração o momento da pandemia. No entanto, o pedido não foi acatado.

Mesmo com as provas digitais programadas para o início deste ano, em dezembro de 2020 o Ministério da Educação (MEC) havia informado que o contrato com a empresa que faria as provas ainda não estava fechado.

Veja também: Enem Digital: MEC ainda não fechou contrato de aplicação

Consequentemente, a expectativa era de que as provas digitais trouxessem questões com mais recursos de interatividade, conteúdos gráficos mais bem elaborados, mas mantendo o mesmo nível de dificuldade da prova impressa. No entanto, a qualidade da prova foi contestada por participantes. Veja:

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Por outro lado, também teve participantes que gostaram da primeira experiência com as provas do Enem Digital, principalmente em relação à praticidade do exame. Veja:

Reprodução/Twitter


No próximo domingo, 7 de fevereiro, será feita a segunda etapa das provas digitais. Somente 29 mil participantes estiveram presentes no primeiro dia e tudo indica que a abstenção pode ser ainda maior no segundo dia.

A intenção do MEC para as provas digitais é que até 2026 o Enem seja feito apenas nesta versão. O objetivo é diminuir o custo da produção com as provas impressas. Mesmo que a intenção seja boa, a estreia do exame digital acabou deixando a desejar e pode ser que os estudantes não tenham uma boa aceitação desse tipo de prova nas próximas edições.