Em sua primeira edição, Enem Digital 2020 chega ao fim com abstenção de 71,3%

Segundo dia do exame contou com provas compostas pelas áreas de Ciências Humanas e Matemática.
Em 08/02/2021 08h22 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio Digital (Enem Digital) 2020 chegou ao fim com abstenção de 71,3% dos mais de 93 mil participantes aguardados para o último dia de provas, 7 de fevereiro. No domingo anterior (31/01), o exame já tinha registrado ausência de 68,1% dos inscritos

Em sua primeira edição digital, o Enem seguiu a tendência apresentada pelo Enem Impresso 2020, provas que tiveram 51,5% de ausentes no primeiro dia e 55,33% no segundo, registrando a maior abstenção de sua história

Neste último domingo, os participantes contaram com 45 questões de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática. No fim de semana anterior, os inscritos passaram pelas 45 perguntas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma redação com o tema "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil"

Problemas

Neste domingo, 21 pessoas não conseguiram fazer o Enem Digital no campus de Queimados da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, por conta de um problema de conexão com a internet. 

Assim como no primeiro dia, 111 participantes que fariam o Enem Digital no Instituto Federal do Amapá (IFAP), em Macapá, não fizeram o Enem Digital por causa da interdição do local. 

Nos dois casos, os participantes já estão escalados para a reaplicação das provas e, por isso, não é necessário solicitar a realização do exame.

Pedidos de Reaplicação

De acordo com o Inep, 146 pessoas solicitaram a reaplicação do segundo dia do Enem Digital 2020 por causa de doenças infectocontagiosas. Em relação ao primeiro domingo de provas, o instituto já havia recebido 174 pedidos e foram aceitos 118. 

Quem apresentou sintomas de Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas após as 12h do último sábado (6) podem solicitar a reaplicação do segundo dia do Enem Digital de hoje (8) até 12 de fevereiro. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O mesmo prazo vale para quem teve problemas logísticos na aplicação do Enem Digital 2020. São alguns exemplos:

  • Falta de energia elétrica (que tenham comprometido a visibilidade da prova);
  • Desastres naturais (que comprometeram a infraestrutura do local de prova);
  • Falha no leitor de tela (para quem solicitou);
  • Erro de execução do aplicador de prova (que tenham, comprovadamente, gerado prejuízo ao participante);
  • Lotação do local de prova.

Provas da Reaplicação

A reaplicação do Enem será para os mais de 167 mil participantes do Amazonas (impresso e digital); estudantes de Espigão D'Oeste e Rolim de Moura (impresso); inscritos que fariam o exame no IFAP, em Macapá (digital); os participantes do campus de Queimados da Universidade Estácio de Sá (RJ) (digital) e todos os que tiverem seus pedidos atendidos pelo Inep (doenças infectocontagiosas e problemas logísticos). 

O Inep fará a reaplicação do Enem 2020 em 23 e 24 de fevereiro, com provas impressas, composto por 180 questões objetivas igualmente distribuídas por Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação. 

Além da reaplicação, o Enem será aplicado em 23 e 24 de fevereiro para pessoas privadas de liberdade ou em medidas socioeducativas. Tais inscritos farão as provas nas unidades prisionais ou em que estão internados. 

Gabaritos e Resultado

Os gabaritos do Enem Digital devem sair nesta quarta-feira, 10 de fevereiro. O Inep não aceitará recursos sobre as respostas divulgadas.

O resultado do Enem Digital 2020 é esperado para 29 de março, mesma data em que sairão as notas da versão impressa.

Mais informações no site da Inep.


Relacionados

Comentário da Redação do Enem Digital 2020
Curso Poliedro comenta o tema e proposta de redação do Enem Digital 2020: "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil".
Enem
Enem Digital 2020 chega em seu 2º dia neste domingo (7)
Enem Digital 2020 chega em seu 2º dia neste domingo, 7 de fevereiro. Após abstenção de 68,1% em sua estreia, exame terá Ciências da Natureza e Matemática.
Notícias
Enem Digital 2020: participantes prejudicados poderão solicitar reaplicação da prova
Os participantes prejudicados por logística e pessoas com Covid-19 poderão solicitar a reaplicação do Enem Digital 2020. Veja os prazos!
Notícias
Enem Digital 2020: provas virtuais estreiam com abstenção de 68,1%
O Enem Digital estreou com abstenção de 68,1% dos mais de 93 mil inscritos esperados no último domingo (31).
Notícias
Enem Digital estreia abaixo das expectativas
Mais da metade dos participantes faltaram às provas do Enem Digital. Nível de dificuldade do exame foi criticado por participantes.
Blog do Vestibular
Inep anula questão de Matemática do Enem Digital 2020
O Inep anulou uma questão da prova de Matemática do Enem Digital 2020. Item já havia sido aplicado em edições anteriores.
Notícias
Inep divulga gabaritos do Enem Digital 2020
O Inep liberou hoje, 10/02, os gabaritos do Enem Digital 2020. Recursos não são aceitos.
Notícias
Presidente do Inep informa previsão de datas para o Enem 2021
Em entrevista coletiva sobre o Enem Digital, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, falou quando pretende aplicar as provas impressas e digitais do Enem 2021.
Notícias