O Exame Nacional do Ensino Médio Digital (Enem Digital) 2020 chegou ao fim com abstenção de 71,3% dos mais de 93 mil participantes aguardados para o último dia de provas, 7 de fevereiro. No domingo anterior (31/01), o exame já tinha registrado ausência de 68,1% dos inscritos.
Em sua primeira edição digital, o Enem seguiu a tendência apresentada pelo Enem Impresso 2020, provas que tiveram 51,5% de ausentes no primeiro dia e 55,33% no segundo, registrando a maior abstenção de sua história.
Neste último domingo, os participantes contaram com 45 questões de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática. No fim de semana anterior, os inscritos passaram pelas 45 perguntas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma redação com o tema "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil".
Problemas
Neste domingo, 21 pessoas não conseguiram fazer o Enem Digital no campus de Queimados da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, por conta de um problema de conexão com a internet.
Assim como no primeiro dia, 111 participantes que fariam o Enem Digital no Instituto Federal do Amapá (IFAP), em Macapá, não fizeram o Enem Digital por causa da interdição do local.
Nos dois casos, os participantes já estão escalados para a reaplicação das provas e, por isso, não é necessário solicitar a realização do exame.
Pedidos de Reaplicação
De acordo com o Inep, 146 pessoas solicitaram a reaplicação do segundo dia do Enem Digital 2020 por causa de doenças infectocontagiosas. Em relação ao primeiro domingo de provas, o instituto já havia recebido 174 pedidos e foram aceitos 118.
Quem apresentou sintomas de Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas após as 12h do último sábado (6) podem solicitar a reaplicação do segundo dia do Enem Digital de hoje (8) até 12 de fevereiro.
O mesmo prazo vale para quem teve problemas logísticos na aplicação do Enem Digital 2020. São alguns exemplos:
- Falta de energia elétrica (que tenham comprometido a visibilidade da prova);
- Desastres naturais (que comprometeram a infraestrutura do local de prova);
- Falha no leitor de tela (para quem solicitou);
- Erro de execução do aplicador de prova (que tenham, comprovadamente, gerado prejuízo ao participante);
- Lotação do local de prova.
Provas da Reaplicação
A reaplicação do Enem será para os mais de 167 mil participantes do Amazonas (impresso e digital); estudantes de Espigão D'Oeste e Rolim de Moura (impresso); inscritos que fariam o exame no IFAP, em Macapá (digital); os participantes do campus de Queimados da Universidade Estácio de Sá (RJ) (digital) e todos os que tiverem seus pedidos atendidos pelo Inep (doenças infectocontagiosas e problemas logísticos).
O Inep fará a reaplicação do Enem 2020 em 23 e 24 de fevereiro, com provas impressas, composto por 180 questões objetivas igualmente distribuídas por Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação.
Além da reaplicação, o Enem será aplicado em 23 e 24 de fevereiro para pessoas privadas de liberdade ou em medidas socioeducativas. Tais inscritos farão as provas nas unidades prisionais ou em que estão internados.
Gabaritos e Resultado
Os gabaritos do Enem Digital devem sair nesta quarta-feira, 10 de fevereiro. O Inep não aceitará recursos sobre as respostas divulgadas.
O resultado do Enem Digital 2020 é esperado para 29 de março, mesma data em que sairão as notas da versão impressa.
Mais informações no site da Inep.