Whatsapp
Em 08/02/2021 10h50 , atualizado em 08/02/2021 11h37

Presidente do Inep informa previsão de datas para o Enem 2021

Notícias

Segundo o presidente Alexandre Lopes, as provas do Enem 2021 devem ser realizadas entre novembro e dezembro. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

Em entrevista coletiva sobre o Enem Digital realizada na noite de ontem, 7 de fevereiro, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, falou que o Enem 2021 deve ser realizado entre novembro e dezembro. Antes da pandemia de coronavírus, as provas eram aplicadas em outubro ou novembro.

Segundo Lopes, a intenção do Inep é continuar expandindo o Enem Digital, aplicando as provas para cada vez mais participantes. Na atual edição, foram destinadas 101 mil vagas para a aplicação digital, mas foram recebidas 96 mil inscrições e apenas 26 mil participantes compareceram às provas.

Nós vamos expandir a aplicação do Enem Digital já na edição de 2021. As provas serão por volta de novembro e dezembro. Nós vamos divulgar as datas do Enem 2021, mas antes vamos terminar a edição de 2020. (Aleandre Lopes, presidente do Inep)

Resultado Enem 2020

O resultado do Enem 2020 será divulgado no dia 29 de março, para quem concluiu o ensino médio. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio, os chamados treineiros no Enem, terão acesso às notas apenas no final de maio.

Na próxima quarta-feira, 10, o Inep publicará os gabaritos do Enem Digital. Os cadernos de provas já estão disponíveis para download em nosso site.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Reaplicação

Ontem, o Inep finalizou a aplicação das provas regulares do Enem 2020. No entanto, nos dias 23 e 24 de fevereiro serão aplicadas provas para privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Enem PPL) e participantes que não puderam fazer o Enem nas datas previstas por motivo de doença ou problemas nos locais de provas.

Os participantes que tiveram problema logístico no segundo dia de provas do Enem Digital podem solicitar a reaplicação até o dia 12 de fevereiro. Para os diagnosticados com covid-19 ou outra doença infectocontagiosa, o prazo encerrou no dia 6. No caso do Enem impresso, encerrou no dia 29 de janeiro.

Os casos serão analisados, individualmente, pelo Inep. A aprovação ou a reprovação da solicitação deverá ser consultada na Página do Participante. Os resultados dos pedidos de replicação das duas versões do exame (impressa e digital) estarão disponíveis até 15 de fevereiro.

Em alguns locais de provas, os participantes foram impedidos de fazer o Enem por diversos motivos, como superlotação, atraso no início das provas, problemas estruturais no local e decretos de lockdown. Em algumas dessas situações, os participantes não precisaram solicitar a reaplicação para fazer as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Relacionados
O Inep atualizou o gabarito do Enem 2020 nesta quinta-feira (28), após realizar a correção de algumas questões.
O Enem Digital 2020 chegou ao fim com abstenção de 71,3% dos mais de 93 mil inscritos esperados. Provas foram aplicadas no último domingo (7)
Mais da metade dos participantes faltaram às provas do Enem Digital. Nível de dificuldade do exame foi criticado por participantes.
O Pré-Enem Espírito Santo 2021 abriu hoje (19) as para 3 mil vagas gratuitas. Estudantes podem se inscrever até o dia 25 de fevereiro, pela internet.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES