Presidente do Inep informa previsão de datas para o Enem 2021

Segundo o presidente Alexandre Lopes, as provas do Enem 2021 devem ser realizadas entre novembro e dezembro.
Em 08/02/2021 10h50 , atualizado em 08/02/2021 11h37 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em entrevista coletiva sobre o Enem Digital realizada na noite de ontem, 7 de fevereiro, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, falou que o Enem 2021 deve ser realizado entre novembro e dezembro. Antes da pandemia de coronavírus, as provas eram aplicadas em outubro ou novembro.

Segundo Lopes, a intenção do Inep é continuar expandindo o Enem Digital, aplicando as provas para cada vez mais participantes. Na atual edição, foram destinadas 101 mil vagas para a aplicação digital, mas foram recebidas 96 mil inscrições e apenas 26 mil participantes compareceram às provas.

Nós vamos expandir a aplicação do Enem Digital já na edição de 2021. As provas serão por volta de novembro e dezembro. Nós vamos divulgar as datas do Enem 2021, mas antes vamos terminar a edição de 2020. (Aleandre Lopes, presidente do Inep)

Resultado Enem 2020

O resultado do Enem 2020 será divulgado no dia 29 de março, para quem concluiu o ensino médio. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio, os chamados treineiros no Enem, terão acesso às notas apenas no final de maio.

Na próxima quarta-feira, 10, o Inep publicará os gabaritos do Enem Digital. Os cadernos de provas já estão disponíveis para download em nosso site.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Reaplicação

Ontem, o Inep finalizou a aplicação das provas regulares do Enem 2020. No entanto, nos dias 23 e 24 de fevereiro serão aplicadas provas para privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Enem PPL) e participantes que não puderam fazer o Enem nas datas previstas por motivo de doença ou problemas nos locais de provas.

Os participantes que tiveram problema logístico no segundo dia de provas do Enem Digital podem solicitar a reaplicação até o dia 12 de fevereiro. Para os diagnosticados com covid-19 ou outra doença infectocontagiosa, o prazo encerrou no dia 6. No caso do Enem impresso, encerrou no dia 29 de janeiro.

Os casos serão analisados, individualmente, pelo Inep. A aprovação ou a reprovação da solicitação deverá ser consultada na Página do Participante. Os resultados dos pedidos de replicação das duas versões do exame (impressa e digital) estarão disponíveis até 15 de fevereiro.

Em alguns locais de provas, os participantes foram impedidos de fazer o Enem por diversos motivos, como superlotação, atraso no início das provas, problemas estruturais no local e decretos de lockdown. Em algumas dessas situações, os participantes não precisaram solicitar a reaplicação para fazer as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro.