Enem Digital 2020: provas virtuais estreiam com abstenção de 68,1%

Dos mais de 93 mil participantes esperados no último domingo (31), apenas 29.703 estiveram presentes. 
Em 01/02/2021 08h02 , atualizado em 01/02/2021 10h51 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio Digital 2020 (Enem Digital) teve abstenção de 68,1% em sua estreia. Dos mais de 93 mil participantes esperados no último domingo, 31 de janeiro, apenas 29.703 estiveram presentes. 

Em um primeiro momento, o Inep chegou a divulgar a presença de mais de 34 mil participantes, mas o número foi alterado para os mais de 29 mil depois. O instituto atribuiu à pandemia de Covid-19 o motivo para a grande abstenção. 

Como foram as provas?

O primeiro dia do Enem Digital teve 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 sobre Ciências da Natureza, além da redação. Os cadernos de provas já estão disponíveis para consulta, já o gabarito oficial deve sair em 10 de fevereiro. 

A redação do Enem Digital foi a única prova realizada em papel. A produção textual teve como tema "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil"

Para a coordenadora de Redação do Curso Poliedro, Gabrielle Zanardi, a proposta de redação dos estudantes para a diminuição das desigualdades regionais deveria considerar investimento e planejamento além do eixo Rio-São Paulo. "É importante destacar que todas as regiões brasileiras têm potencial para desenvolvimento; porém, seguem à mercê de agentes econômicos", destaca. 

A obra do geógrafo Milton Santos (Por uma outra globalização) foi um dos textos de apoio para os estudantes. De acordo com Gabrielle, o livro serviu de base para nortear o participante para a abordagem da questão econômica e o papel sistema capitalista na manutenção das desigualdades. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia: Comentário da Redação do Enem Digital 2020

Problemas e reaplicação

Problemas técnicos afetaram alguns locais de prova, atrasando o início das provas e, em certos casos, impedindo a aplicação do exame para os estudantes. De acordo com o Inep, quem se sentir prejudicado poderá solicitar a reaplicação de 8 a 12 de fevereiro.

Quem apresentou sintomas de Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas após o dia 30 de janeiro e não compareceu ao primeiro dia do Enem Digital poderá solicitar a reaplicação de 8 a 12 de fevereiro.  

A reaplicação do Enem Digital será em 23 e 24 de fevereiro. Participarão das provas 2.896 estudantes do Amazonas (que não tiveram exame ainda por causa da pandemia) e 111 que fariam o Enem no Instituto Federal do Amapá, em Macapá (cancelamento da prova por problemas na infraestrutura). 

Segundo o Inep, 174 pessoas com doenças infectocontagiosas, entre elas a Covid-19, tiveram a oportunidade de solicitar a reaplicação do primeiro dia do Enem Digital. Foram aceitos 118 pedidos e tais participantes farão o exame em 23 e 24 de fevereiro. 

Segundo dia do Enem Digital

As provas do segundo dia do Enem Digital serão realizadas no próximo domingo, 7 de fevereiro. 

Os participantes terão provas com 45 questões de Ciências da Natureza e 45 perguntas sobre Matemática. 

O resultado do Enem Digital 2020 deve sair em 29 de março. Mais informações no site do Inep