Em 12/01/2021 12h34

Justiça decide que Enem 2020 não será adiado

Notícias

Juíza negou pedido da Defensoria Pública da União. Provas começam no próximo domingo, 17 de janeiro. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A Justiça Federal negou o pedido da Defensoria Pública da União (DPU) de adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Com isso, as provas impressas permanecem para 17 e 24 de janeiro, já as digitais continuam em 31/01 e 7 de fevereiro. 

Veja a decisão

Segundo a juíza Marisa Cláudia Gonçalves Cucio, o adiamento do Enem 2020 traria prejuízos financeiros e comprometeria a formação acadêmica dos estudantes. 

De acordo com a magistrada, o site do Inep traz todas as informações necessárias sobre a biossegurança para a realização do exame, tais como o uso de máscaras que cubram nariz e boca, uso de álcool em gel antes de entrar nas salas e também nas portas dos banheiros, as regras para os lanches, o respeito ao distanciamento social e os procedimentos de vistoria de materiais. 

Veja também: Portões do Enem 2020 serão abertos mais cedo para evitar aglomerações

Na decisão, a juíz pontua que em municípios ou localidades em que haja restrições de circulação por maior risco de contágio (lockdown, por exemplo) que impeçam a aplicação das provas, o Inep será obrigado a reaplicar o Enem 2020. 

A decisão é referente ao pedido da DPU realizado em 8 de janeiro. Para a Defensoria Pública da União, faltava segurança para a realização do Enem 2020 em um momento em que a pandemia avança no pais. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Adia Enem nas redes sociais

A hashtag "Adia Enem" continua em alta nas redes sociais. A movimentação começou na última semana, estudantes pedem o adiamento das provas por medo de contágio pela Covid-19. 

Estudantes não conseguem acessar locais de prova

O Inep liberou os locais de prova do Enem 2020 em 5 de janeiro, mas alguns estudantes ainda não conseguiram acessar as informações sobre onde farão as provas.

Com a aproximação do Enem, a preocupação de não conseguirem fazer as provas aumenta e a falta de respostas do Inep traz insegurança aos participantes. 

Enem 2020

O Enem 2020 será composto por uma redação e 180 questões objetivas distribuídas assim:

  • 1º dia: 45 questões de Linguagens e Códigos, Redação e 45 perguntas sobre Ciências Humanas;
  • 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática.

O gabarito oficial deve sair em 27 de janeiro, já que o edital diz que a divulgação será em três dias após o último domingo de provas (24 de janeiro). O resultado do Enem 2020 é esperado para março. 

Mais informações pelo site do Inep e no telefone 0800 616161.

Relacionados
O Brasil Escola fará a correção comentada do Enem 2020 em parceria com Poliedro e Oficina do Estudante. A resolução será em 17 e 24 de janeiro, após as provas.
O Inep informou que os participantes do Enem 2020 com Covid-19 deverão solicitar a reaplicação do exame antes dos dias de prova. Veja as instruções!
Faltando cinco dias para o Enem 2020, estudantes não conseguem consultar os locais de prova. Participantes não conseguem resposta do Inep.
O Inep informou que vai abrir os portões do Enem 2020 mais cedo. Medida visa evitar aglomerações em locais de prova.
A Defensoria Pública da União (DPU) fez novo pedido de tutela de uma ação cível pública para o adiamento do Enem 2020. Veja mais!
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES