Whatsapp
Em 27/01/2021 09h19 , atualizado em 27/01/2021 09h24

Enem Digital e Covid-19: abstenção será destaque na estreia da modalidade do exame?

Blog do Vestibular

O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

Apesar das provas serem digitais, a aplicação será presencial e realizada em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

Após a abstenção recorde da história do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 impresso, vem aí a primeira edição do Enem Digital. O modelo piloto tem 96.086 inscritos para as provas dos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 

Conheça o Enem Digital

Apesar de ser on-line, o Enem Digital 2020 exigirá o deslocamento de participantes aos locais de prova em um período crítico da pandemia de Covid-19. Por isso, o exame do próximo domingo já começará com a abstenção de pelo menos 2.896 participantes do Amazonas, estado em que não haverá provas no período regular por causa dos altos índices de contágio pelo coronavírus. 

Veja também: Faltou abordar Covid-19: professores comentam Enem 2020

Em defesa do exame, o Inep diz que unirá esforços com o governo do Amazonas para que o Enem Digital, assim como o impresso, seja realizado no período destinado à reaplicação: 23 e 24 de fevereiro. 

Além dos ausentes já esperados, quantos mais faltarão às provas digitais por conta da Covid-19 ou pelas consequências que a pandemia trouxe para a preparação de tais estudantes? A ausência de mais da metade dos 5,5 milhões de inscritos na versão impressa do Enem 2020 já serviu de termômetro para entendermos as dificuldades enfrentadas por grande parte da população neste período. 

Veja também: Como usar a nota do Enem?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mesmo com um número bem inferior de vagas, o Enem Digital está diretamente ligado ao futuro dos estudantes que se inscreveram para as provas com o objetivo de entrar em uma universidade, uma vez que a versão piloto do exame é exclusiva para quem concluiu o ensino médio

Mas como será o Enem Digital?

O Enem Digital 2020 será realizado em 104 cidades brasileiras para 93.217 inscritos (já que os estudantes do Amazonas não estarão presentes). As provas serão aplicadas em laboratórios de informática de instituições parceiras do Inep. 

Os estudantes responderão as questões objetivas nos computadores (sem acesso à internet) e terão que fazer a redação manuscrita, em folha de redação igual a das provas impressas. Por isso, é obrigatório levar caneta de tinta preta (fabricada em material transparente)

Segundo o Inep, todos os computadores terão uma cabine de proteção. Será obrigatório o uso de máscara que cubra nariz e boca, além de ter álcool em gel disponível nas salas. 

A divisão das provas é a mesma do Enem impresso: 

  • 1º dia: 45 questões de Linguagens e Códigos, Redação e 45 de Ciências Humanas
  • 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática

O gabarito oficial está previsto para 10 de fevereiro. Já o resultado deve sair em março. 

Saiba tudo sobre o resultado do Enem 2020!

Relacionados
O Inep atualizou o gabarito do Enem 2020 nesta quinta-feira (28), após realizar a correção de algumas questões.
O Enem 2020 chegou ao fim neste domingo, 24 de janeiro, com a maior abstenção da história do exame.
O Inep abriu hoje (25) os pedidos de reaplicação do Enem 2020. Solicitações serão recebidas até 29 de janeiro. Provas serão aplicadas em 23 e 24 de fevereiro.
O Enem Digital estreou com abstenção de 68,1% dos mais de 93 mil inscritos esperados no último domingo (31).
Mais da metade dos participantes faltaram às provas do Enem Digital. Nível de dificuldade do exame foi criticado por participantes.
Professores comentam segundo dia do Enem 2020. Provas de Ciências da Natureza e Matemática não abordaram a Covid-19.
Os professores do colégio Oficina do Estudante e do Sistema Poliedro questionam três questões do segundo dia de provas do Enem 2020. Veja quais são!
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES