O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na tarde desta segunda-feira, 8 de fevereiro, que anulou uma questão da prova de Matemática e Suas Tecnologias, aplicada ontem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 Digital.
De acordo com o Inep, a questão já havia sido aplicada na edição de 2009 do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) e reaplicação.
A questão anulada foi a 140 do Caderno 5 (Amarelo); questão 148 do Caderno 6 (Cinza); questão 157 do Caderno 7 (Azul); e questão 165 do Caderno 8 (Rosa). Veja abaixo:
O Inep também informou que, como o cálculo estatístico da nota do Enem é realizado por meio da metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), a anulação de uma questão não compromete a composição da nota dos participante. Na TRI, antes da atribuição de uma nota à prova, há uma base de dados a partir dos erros e acertos dos estudantes.
Mais: Veja como funciona a TRI no Enem
Como foi o Enem Digital?
A primeira versão do Enem Digital foi aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O formato do exame foi lançado para que até 2026 todas as provas do Enem sejam aplicadas em formato digital.
Para esta edição foram confirmadas 93 mil inscrições, no entanto, a aplicação do exame terminou com 71,3% de abstenção.
Veja mais: Enem Digital 2020: participantes prejudicados poderão solicitar reaplicação da prova
Nos dois dias de aplicação as provas tiveram o mesmo formato do Enem impresso, mas as questões foram realizadas em um computador. Já a redação continuou sendo feita à mão.
Veja também: Como foi o 1º dia de Enem Digital 2020
Mais: Saiba como foi o 2º dia do Enem Digital 2020
para mais informações acesse a página do Enem Digital 2020.