Analisando o Enem Seriado

Notamos algumas vantagens do novo estilo de exame que o MEC pretende aplicar a partir de 2021, em paralelo ao Enem tradicional
Em 19/11/2020 18h20 , atualizado em 20/11/2020 17h14 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Desde maio deste ano, quando foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC), a criação do Enem Seriado tem deixado alguns estudantes pensativos e curiosos. Mas, como será esse tipo de exame? Quando será implantado? Quais as vantagens?

Para começar, é importante deixar claro que o Enem seriado não vai substituir o Enem tradicional; ao contrário, o primeiro ocorrerá independente do outro. Sendo assim, serão duas opções de ingresso ao ensino superior. 

A diferença entre ambos é que, como já ocorre, o Enem é porta de entrada para o ensino superior tanto para estudantes do ensino médio quanto para pessoas que já o concluíram. Já no Enem seriado a proposta é que os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio façam uma prova quando terminem cada série e, ao final do ensino médio, seja computada uma média com as notas das provas feitas a cada ano. 

Com a nota do Enem Seriado, o jovem poderia tentar ingressar em universidades. Bem ao estilo de vestibulares seriados. Para quem não sabe: nesses vestibulares, algumas universidades destinam vagas específicas a estudantes que foram avaliados ao final de cada ano do ensino médio. 

Saiba mais sobre os vestibulares seriados

Conforme já informamos há uma semana, o Enem Seriado é, na verdade, o novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que foi reformulado em função da implementação do Novo Ensino Médio. Se ainda não leu a matéria, clique aqui!

A previsão é que o MEC inicie a aplicação do Enem Seriado a partir de 2021. Até o momento, o órgão liberou poucas informações, mas sabemos que essa aplicação não será obrigatória. Outro dado é que os estudantes do terceiro ano que já estiverem sendo avaliados desde o primeiro ano por meio do Enem Seriado também poderão fazer o Enem tradicional.

Vantagens

Fazendo uma análise do que temos de informação até agora, a ideia do Enem Seriado parece ser interessante e adequada. Em primeiro lugar, porque o estudante terá mais tempo para se acostumar com a ideia de fazer uma prova tão complexa como é o Enem. O jovem já vai ingressar no ensino médio sabendo que fará esse exame e, portanto, terá três anos para se acostumar e se preparar para essa prova tão complexa. 

Segurança

Talvez no primeiro exame o adolescente possa ficar um pouco tenso por nunca ter respondido questões interdisciplinares e, por vezes, assuntos profundos como o Enem costuma abordar. Mas, nos outros dois testes seguintes, já terá mais segurança.

Experiência

Outra vantagem do Enem Seriado seria a experiência que o jovem ganharia. Por exemplo: se depois da primeira prova ele sentir que não se deu tão bem, dá tempo de melhorar para os próximos dois testes. Algumas ideias seriam aprender melhores técnicas de estudo, inclusive na internet, formas mais interessantes de planejamento e como montar planos e cronogramas de estudos mais voltados a esse estilo de Enem.

Saúde mental

Mais um ponto positivo do Enem Seriado é que, ao optar por fazê-lo, a saúde mental do estudante poderia ficar mais equilibrada. Hoje, os jovens fazem o Enem ao final do terceiro ano do ensino médio e não são raras as situações nas quais eles se sentem pressionados, angustiados e até exaustos. Com a "divisão" da prova em três anos, são três chances de os alunos se prepararem mentalmente e de adotarem medidas para evitar o estresse pré-Enem.

Responsabilidade

Por fim, o Enem Seriado pode trazer mais responsabilidade, foco e até maturidade ao estudante assim que ele começar o ensino médio. Ele vai saber que essa prova pode decidir o seu futuro; se levar essa prova a sério, poderá ingressar em um curso superior logo ao terminar o ensino médio e, em poucos anos, já entrar ao mercado de trabalho. 

Vale destacar que, segundo o MEC, a princípio, as notas do Enem Seriado poderão ser usadas no Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A utilização no Sistema de Seleção Unificado (SiSU) depende da adesão das instituições públicas de ensino superior.

Estamos atentos ao Enem Seriado. Continue acessando o Brasil Escola para saber de tudo!