Em 16/12/2020 18h39 , atualizado em 16/12/2020 19h00

Expliquem para o ministro a diferença entre ProUni e SiSU

Blog do Vestibular

O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

Por Adriano Lesme
Ministro Milton Ribeiro. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Ministro Milton Ribeiro. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
PUBLICIDADE

Uma trapalhada do ministro da Educação, Milton Ribeiro, assustou estudantes que estão se preparando para o Enem 2020. O ministro, que deveria saber na ponta da língua a função dos programas do MEC, confundiu o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) com o Programa Universidade para Todos (ProUni) e deu uma informação que causou pânico nos estudantes.

Na última quinta-feira, 10 de dezembro, em entrevista à TV Asa Branca (ABTV), em Pernambuco, Milton Ribeiro afirmou que a primeira edição do SiSU 2021 seria em janeiro e que não usaria as notas do Enem 2020. A fala foi: “Nós estamos marcando a questão do SiSU para o final de janeiro. Essa semana agora nós vamos divulgar um calendário que possa aproveitar talvez as notas do Enem do passado para as escolas privadas”.

Essa informação pegou os participantes do Enem 2020 de surpresa e causou revolta, já que a maioria irá fazer o exame justamente para usar as notas no SiSU. Nas redes sociais, estudantes pediam esclarecimentos do Ministério da Educação, que só emitiu um comunicado na noite de sexta-feira, dia 11.

Sem citar a fala do ministro, o MEC esclareceu que o SiSU 2021/1 será em abril, e não em janeiro, e que aceitará somente as notas do Enem 2020. O comunicado causou alívio nos estudantes, mas evidenciou uma falta de conhecimento do ministro. Afinal, por que ele disse que o SiSU seria em janeiro?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A conclusão que eu chego é que o ministro confundiu o SiSU com o ProUni ou o Fies. Isso porque, na mesma semana, o MEC havia anunciado os programas de bolsa de estudo e financiamento para janeiro. Um outro fato que corrobora com essa possibilidade é quando Milton Ribeiro fala em “escolas particulares”, provavelmente se referindo às faculdades particulares que participam do ProUni e Fies.

O tamanho da importância do Enem exige do ministro da Educação conhecimento sobre o exame e programas que usam suas notas para acesso ao ensino superior. Um ministério também necessita de assessores que esclareçam mais rápido esse tipo de confusão. Há algum tempo, nós da imprensa não somos atendidos pela assessoria do MEC com a rapidez com que éramos em governos anteriores. Às vezes, sequer recebemos resposta.

SiSU, ProUni e Fies 2021

Para não haver mais dúvidas, fique ligado nos cronogramas do SiSU, ProUni e Fies para o primeiro semestre de 2021.

- O SiSU 2021/1 será no começo de abril e usará as notas do Enem 2020.

- O ProUni 2021/1 receberá inscrições entre 12 e 15 de janeiro e usará as notas do Enem 2019.

- O Fies 2021/1 receberá inscrições entre 26 e 29 de janeiro e aceitará as notas das edições entre 2010 e 2019 do Enem.

Fique ligado no Brasil Escola para não perder nenhuma novidade!

Relacionados
Saiba tudo sobre as edições de 2021 do ProUni. Programa usa as notas do Enem para oferecer bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades particulares.
O MEC abriu hoje (6) a consulta de bolsas do ProUni 2021/1. Inscrições serão realizadas de 12 a 15 de janeiro. Enem 2020 não será utilizado.
O MEC determinou ontem, 02 de dezembro, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, a volta às aulas presenciais nas universidades federais a partir de janeiro de 2021. Mas voltou atrás um dia depois, por conta da forma negativa vista pela maioria dos representantes do setor.
O Enem Seriado deve ser implantado pelo MEC a partir de 2021. Observamos pontos positivos do novo estilo de exame que o MEC pretende aplicar em paralelo ao Enem tradicional.
Blog do Vestibular comenta como as tiras de Mafalda são importantes para a educação. Cartunista Quino faleceu em setembro de 2020, aos 88 anos.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES