Enem ganhará versão seriada a partir de 2021

Estudantes poderão optar por fazer o Enem em cada série do ensino médio e usar as notas para ingressar na faculdade depois de fazer as três provas.
Em 06/05/2020 11h21 , atualizado em 06/05/2020 18h54 Por Adriano Lesme

Crédito da foto: Gabriel Ramos / Shutterstock
Crédito da foto: Gabriel Ramos / Shutterstock
Crédito da Imagem: Gabriel Ramos / Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta quarta-feira, 6 de maio, que a partir de 2021 o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá uma versão seriada. A prova tradicional não deixará de existir.

Os estudantes poderão optar por usar a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em cada ano do ensino, em vez de fazer o Enem. Ao concluir o ensino médio, a pontuação obtida por meio das três provas poderá ser utilizada para ingresso na universidade.

Entenda como funcionam os vestibulares seriados

Em 2021, o Enem Seriado contemplará o conteúdo do primeiro ano do ensino médio. No ano seguinte, da primeira e segunda séries, e, em 2023, das três etapas do ensino médio. Os estudantes que fizerem a prova da 1ª série do ensino médio em 2021 poderão concorrer a vagas no ensino superior em 2023, quando fizerem a última prova.

A princípio, as notas do Enem Seriado poderão ser usadas no Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A utilização no Sistema de Seleção Unificado (SiSU) depende da adesão das instituições públicas de ensino superior.

Como serão as provas?

As provas do Saeb serão digitais para estudantes a partir do 5º ano do ensino fundamental, incluindo o ensino médio. O exame será feito por tablets, que serão levados pelas Secretarias de Educação até as escolas. O Saeb será aplicado em mais de um dia, possibilitando que um mesmo tablet seja usado por vários alunos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Enem Seriado foi anunciado em conjunto com a reformulação do Saeb, que completa 30 anos em 2020. Segundo o Inep, o novo Saeb permitirá ter estimativas mais precisas da proficiência dos alunos, assim como redução no tempo da coleta de dados e da divulgação dos resultados.

Novo Ensino Médio

A edição de 2021 do Enem seriado deverá ser a primeira com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujo conteúdo foi definido após a Reforma do Ensino Médio. No novo ensino médio, a BNCC corresponde a 60% das matérias estudadas em sala de aula, e o restante é reservado para uma das áreas específicas, também chamadas de itnerários formativos.

O Enem 2021 tradicional não sofrerá mudança em relação à Matriz de Referência, pois a maioria dos colégios só implementarão o novo ensino médio a partir do ano que vem. Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a expectativa é reformular o Enem em 2023.