Em 06/05/2020 11h21 , atualizado em 06/05/2020 18h54

Enem ganhará versão seriada a partir de 2021

Notícias

Estudantes poderão optar por fazer o Enem em cada série do ensino médio e usar as notas para ingressar na faculdade depois de fazer as três provas. Por Adriano Lesme
Crédito da foto: Gabriel Ramos / Shutterstock
Crédito da foto: Gabriel Ramos / Shutterstock
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta quarta-feira, 6 de maio, que a partir de 2021 o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá uma versão seriada. A prova tradicional não deixará de existir.

Os estudantes poderão optar por usar a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em cada ano do ensino, em vez de fazer o Enem. Ao concluir o ensino médio, a pontuação obtida por meio das três provas poderá ser utilizada para ingresso na universidade.

Entenda como funcionam os vestibulares seriados

Em 2021, o Enem Seriado contemplará o conteúdo do primeiro ano do ensino médio. No ano seguinte, da primeira e segunda séries, e, em 2023, das três etapas do ensino médio. Os estudantes que fizerem a prova da 1ª série do ensino médio em 2021 poderão concorrer a vagas no ensino superior em 2023, quando fizerem a última prova.

A princípio, as notas do Enem Seriado poderão ser usadas no Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A utilização no Sistema de Seleção Unificado (SiSU) depende da adesão das instituições públicas de ensino superior.

Como serão as provas?

As provas do Saeb serão digitais para estudantes a partir do 5º ano do ensino fundamental, incluindo o ensino médio. O exame será feito por tablets, que serão levados pelas Secretarias de Educação até as escolas. O Saeb será aplicado em mais de um dia, possibilitando que um mesmo tablet seja usado por vários alunos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Enem Seriado foi anunciado em conjunto com a reformulação do Saeb, que completa 30 anos em 2020. Segundo o Inep, o novo Saeb permitirá ter estimativas mais precisas da proficiência dos alunos, assim como redução no tempo da coleta de dados e da divulgação dos resultados.

Novo Ensino Médio

A edição de 2021 do Enem seriado deverá ser a primeira com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujo conteúdo foi definido após a Reforma do Ensino Médio. No novo ensino médio, a BNCC corresponde a 60% das matérias estudadas em sala de aula, e o restante é reservado para uma das áreas específicas, também chamadas de itnerários formativos.

O Enem 2021 tradicional não sofrerá mudança em relação à Matriz de Referência, pois a maioria dos colégios só implementarão o novo ensino médio a partir do ano que vem. Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a expectativa é reformular o Enem em 2023.

Relacionados
O Inep divulgou novas informações sobre a versão seriada do Enem, que será realizada a partir de 2021. As provas do Enem Seriado serão totalmente digitais.
Quase todas as 100 mil vagas destinadas ao Enem Digital 2020 já foram ocupadas. Saiba como vão funcionar as provas digitais, que serão nos dias 22 e 29 de novembro.
Estudantes estão criticando nas redes sociais a nova peça publicitária do Ministério da Educação (MEC) sobre o Enem 2020. O vídeo "Enem 2020: o Brasil não pode parar!
O TFF-3 decidiu por manter o cronograma do Enem 2020 e pediu para que o Inep altere o site oficial do Enem com as novas informações sobre o processo de isenção da taxa.
O Inep publicou nesta sexta-feira (24) o resultado dos pedidos de isenção do Enem 2020. Recursos serão aceitos de 27 de abril a 1º de maio.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES