Se você é estudante do terceiro ano ou de cursinho pré-vestibular e pré-Enem, certamente no início de 2020 pensou "este é meu ano, o ano em que vou ingressar em uma universidade". Com essa meta, começou suas aulas, com pique, ânimo e muito foco.
Eis que, em meados do mês de março, aquele tal novo coronavírus, que parecia tão distante, que ainda estava em outros continentes, aterrissa no Brasil. Os casos começam a pipocar de uma hora para outra. E as suas aulas, às quais você estava assistindo com o tal pique, são suspensas ou mudam o formato para Ensino a Distância.
Nos últimos meses, vê os casos de contaminação pela Covid-19 aumentarem e, infelizmente, o número de mortes também. Pior ainda se você tem algum conhecido ou parente com a doença. Ou se perdeu alguém querido.
Mas, mesmo assim, você precisa tentar se concentrar e pensar que, embora alguns vestibulares, como o da Fuvest e o da Unesp, tenham adiado as provas e o Enem 2020 também ter passado para o ano que vem, você precisa estudar e seguir em direção ao seu objetivo definido no início de ano: ingressar em uma universidade.
E a sua saúde mental?
Passados quase seis meses, fica a pergunta no ar: como você está cuidando da sua saúde metal no seu ano de vestibular e Enem e em plena pandemia ? Sabemos que cada um tem sua forma individual de lidar com tantas emoções em um ano só; enquanto alguns dividem seus pensamentos com parentes e amigos, outros são mais reservados e preferem guardar para si mesmos o que vêm passando desde março.
Mas, como cuidar da saúde mental? Especialistas em saúde de mental, psicólogos e psicopedagogos são excelentes profissionais para ajudar a clarear e a ordenar a mente, especialmente neste ano tão decisivo e atípico. A equipe do Brasil Escola, inclusive, já conversou com alguns psicólogos que deram ótimas ideias para organizar e relaxar a mente. Leia:
Psicólogas dão dicas para estudantes manterem a saúde mental durante isolamento
Veja outras sugestões para cuidar da sua saúde mental:
- Estude dentro do seu limite diário. Se sentir cansaço, pare, descanse a mente. E, depois, se estiver pronto, volte a estudar.
- Divirta-se também. Determine alguns momentos por dia para fazer algo que gosta, como assistir a um filme ou a uma série.
- Pense que é apenas etapa. Seja positivo. Notícias sobre vacinas têm sido veiculadas ultimamente.
- Se ficar muito ansioso ou sentir-se angustiado, avalie a possibilidade de fazer terapia on-line.