Enem seriado será realizado em datas diferentes do exame tradicional

Mudança no Saeb permitirá aos estudantes usarem as notas do exame ao longo dos três anos para entrar no ensino superior.
Em 12/11/2020 19h55 , atualizado em 12/11/2020 20h01 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou novas informações sobre a versão seriada do Enem, que será realizada a partir de 2021. De acordo com o coordenador-geral de Exames para Certificação do Inep, Eduardo Carvalho, as provas do Enem Seriado serão aplicadas em datas diferentes do exame tradicional.

Anunciado em maio, o Enem Seriado é, na verdade, o novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que foi reformulado em função da implementação do Novo Ensino Médio.

Os estudantes poderão optar por usar a prova do Saeb em cada ano do ensino médio, em vez de fazer o Enem. Ao concluir o ensino médio, a pontuação obtida por meio das três provas poderá ser utilizada para ingresso na universidade. Os estudantes que começarem a fazer o Enem Seriado em 2021 poderão usar as notas para ingressar no ensino superior em 2024. 

Em 2021, apenas os estudantes do 1º ano do ensino médio poderão fazer as provas do Enem Seriado. Em 2022, do 1º e 2º anos e, em 2023, de todas as séries. Nos dois primeiros anos serão aplicadas apenas provas de português e matemática. No 3º, os estudantes terão que optar por um dos itnerários formativos:

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As provas do Enem Seriado serão totalmente digitais e as questões objetivas serão apenas uma parte da avaliação. De acordo com Eduardo Carvalho, "é preciso começar a desenvolver habilidades complexas nos estudantes”.

“O aluno que fizer o Enem seriado em 2021 também pode fazer o Enem regular. As duas provas não serão na mesma data, para que o aluno possa concorrer a uma vaga por meio dos dois processos seletivos”. (Eduardo Carvalho, coordenador-geral de Exames para Certificação do Inep)

O Inep quer aplicar o Novo Saeb ao final de cada ano e entregar os resultados para as escolas em fevereiro. A intenção é que docentes, diretores e gestores revejam ou reforcem estratégias, planos de aula e programas de ensino ainda no começo do período letivo.

Com a reformulação do exame, a Matriz de Referência do Enem será substituída pela do Novo Ensino Médio no futuro. O Ministério da Educação (MEC) e o Inep articulam a elaboração da nova matriz, juntamente com entidades educacionais, como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

De acordo com o cronograma divulgado pelo Inep, o Enem tradicional manterá o formato pelos próximos quatro anos. Em 2025, será elaborado um Novo Enem adaptado à reforma do ensino médio. No ano seguinte, 2026, o Enem será totalmente digital.