As vantagens do Enem Digital

Redução de custos e otimização da aplicação do maior exame educacional são alguns pontos positivos
Em 04/07/2019 18h04 , atualizado em 05/07/2019 17h06 Por Silvia Tancredi

Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) anunciou esta semana que parte da aplicação do Enem será digital a partir de 2020. O órgão destacou que será um projeto piloto, mas a expectativa é que as provas passem a ser totalmente digitais até 2026.

Para quem pretende fazer o exame educacional e foi pego de surpresa com a notícia, é importante saber que a mudança será aos poucos, ou seja, haverá tempo para adaptação. Nos primeiros seis anos, esse novo método de aplicação não será obrigatório. 

No primeiro Enem Digital devem participar cerca de 50 mil estudantes em 15 capitais brasileiras. E, conforme o MEC explicou, eles poderão escolher entre fazer provas impressas, no modelo tradicional, ou digitais, em um computador. 

É interessante lembrar que, em 2015, o MEC abriu uma consulta pública para saber a opinião da população sobre uma possível implementação do Enem online. Na oportunidade, foram recebidas mais de 36 mil sugestões sobre o assunto. Contudo, como houve uma troca de Governo com o impeachment da presidente Dilma Rousseff, o projeto foi engavetado.

Vantagens

Além de proporcionar economia a longo prazo, com redução drástica de papel, outra proposta do Enem Digital é otimizar a aplicação do exame. Haverá, agora, mais computadores e menos pessoas. Isso também é sinal de redução de custos, já que será registrado menos gasto com capacitação e pagamento de pessoal.

A expectativa de otimizar e agilizar a aplicação da prova deve ser atendida. Em especial, no caso da redação, a produção e a digitação do texto deve ser mais rápida, uma vez que, hoje em dia, a maioria dos estudantes tem total intimidade com computadores e, em especial, celulares.

Outro ponto positivo da modernização das provas é que, segundo o MEC, o Enem Digital deve permitir a utilização de novos tipos de questões com vídeos, infográficos e até a lógica dos games, o que vai ao encontro da proposta de tornar a prova mais interativa e interdisciplinar. 

Qual sua opinião sobre o Enem Digital? Vote na enquete!

Dados apontam que aplicar provas digitais é uma prática que já foi inserida em alguns países, como os Estados Unidos. No país, existem os exames digitais o SAT (Scholastic Aptitude Test) e o ACT (American College Testing).

Ambas as provas contêm conteúdos parecidos ao Enem e são realizadas sete vezes ao ano. Os resultados são usados por universidades para selecionar alguns alunos. 

Seguindo esses exemplos, o MEC ambiciona, inclusive, que o Enem possa ser aplicado mais vezes durante o ano, havendo também a possibilidade de o exame ser agendado. Mas, esse é um assunto que deve ser discutido novamente a longo prazo.

E você, estudante, é favor ou contra o Enem Digital? Vote agora mesmo!