Enem deve mudar em 2024 com o Novo Ensino Médio

Segundo dia de provas do Enem será de questões específicas ao itinerário formativo escolhido pelo estudante.
Em 14/07/2021 16h41 , atualizado em 14/07/2021 16h42 Por Adriano Lesme

Reforma do ensino médio mudará o Enem a partir de 2024
Reforma do ensino médio mudará o Enem a partir de 2024
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em evento realizado nesta quarta-feira, 14 de julho, no Palácio do Planalto, o Ministério da Educação (MEC) apresentou o cronograma nacional de implementação do Novo Ensino Médio. A estimativa da pasta é adaptar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao novo modelo em 2024.

De acordo com o cronograma, a implementação dos referenciais curriculares do Novo Ensino Médio ocorrerá em 2022, para alunos do primeiro ano; em 2023, para primeiro e segundo anos; e em 2024, para todas as séries do ensino médio.

Ainda este ano, está prevista a aprovação e homologação dos referenciais curriculares pelos respectivos Conselhos de Educação. Para a implantação do Novo Ensino Médio já no próximo ano, o MEC vai promover nos próximos meses formações continuadas para os profissionais da educação.

Para 2021 o MEC também prevê a elaboração e consolidação da versão preliminar das matrizes de avaliação das quatro áreas de conhecimento (Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Matemática), além dos itinerários formativos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que deve mudar no Enem

A partir de 2024, o Enem deverá a ser realizado em duas etapas. No primeiro dia, seriam provas mais gerais, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já no segundo, os inscritos fariam provas de acordo com a área vinculada ao curso superior que eles pretendem seguir.

Nova divisão do Enem
Formato do Enem a partir de 2024

As provas do Enem do primeiro dia, segundo a BNCC, seriam de:

  • Linguagens
  • Matemática
  • Ciências da Natureza
  • Ciências Humanas 

As provas do segundo dia seriam de disciplinas específicas voltadas às áreas de Biológicas, Exatas e Humanas. Por exemplo, caso o estudante fosse seguir esta última área, os testes teriam questões de Língua Portuguesa, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio terá 1.000 horas anuais (atualmente são 800 horas) e se dividirá em duas etapas: formação geral básica e itinerários formativos.

A formação geral básica terá 1.800 horas de carga horária. As disciplinas desta primeira fase do ensino médio são compostas por competências e habilidades previstas na BNCC.

Os itinerários formativos constituirão até 1.200 horas do ensino médio. As escolas não serão obrigadas a oferecer todas as áreas que compõem tais itinerários.

Uma outra mudança já anunciada pelo MEC é que, com o novo Ensino Médio, os estados poderão oferecer até 30% da carga horária na modalidade de educação a distância (EaD).


Relacionados

Reforma do ensino médio mudará o Enem a partir de 2024
Enem terá duas fases e questões discursivas a partir de 2024
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mudará a partir de 2024, de acordo com um parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Veja!
Notícias
Reforma do ensino médio mudará o Enem a partir de 2024
Enem terá etapa com provas específicas com o novo ensino médio
O Ministro da Educação (MEC), Rossieli Soares, anunciou na tarde de hoje, 20 de novembro, em coletiva de imprensa sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Ensino Médio, que o Enem também terá mudanças. 
Notícias
Reforma do ensino médio mudará o Enem a partir de 2024
Novo Enem: o que esperar para 2024
Entenda o que é o Novo Enem, o que esperar para 2024, o que vai mudar na prova, quando ele começará a valer e mais informações.
Enem
Reforma do ensino médio mudará o Enem a partir de 2024
Por 43 votos a 13, Senado aprova reforma do ensino médio
Com 43 votos favoráveis e 13 contrários, o Plenário do Senado Federal aprovou na noite de ontem, 8/2, o texto-base do PLV 34/2016 que reforma o ensino médio.
Notícias
Reforma do ensino médio mudará o Enem a partir de 2024
ProUni 2023: confira resultado da lista de espera
Foi divulgado o resultado da lista de espera do ProUni 2023. Confira:
Notícias
Reforma do ensino médio mudará o Enem a partir de 2024
Reforma do ensino médio não provocará mudanças nas duas próximas edições do Enem
O ministro da Educação Mendonça Filho afirmou que a reforma do ensino médio não provocará uma mudança no conteúdo das duas próximas edições do Enem.
Notícias
Reforma do ensino médio mudará o Enem a partir de 2024
Retorno das aulas presenciais nas universidades: as previsões e os impactos da pandemia
Após quase dois anos de pandemia no Brasil, as universidades estudam o retorno presencial de suas aulas.
Blog do Vestibular