Rio de Janeiro: Cederj e UERJ publicam provas e gabaritos de seus vestibulares

Oferecimento:

A UERJ oferece mais de 5 mil vagas, enquanto no Cederj são oferecidas mais de 7 mil oportunidades.

Em 03/12/2018 09h12 , atualizado em 03/12/2018 09h53
Por Rafael Batista
Crédito da Imagem: gabarito

No Rio de Janeiro, a UERJ e o Cederj liberaram as provas e os gabaritos de seus vestibulares que foram aplicados no último final de semana. O Cederj teve provas no sábado (1º), enquanto a UERJ aplicou Exame Discursivo (ED) no domingo (2).

Confira as provas e os gabaritos do Cederj

Veja as provas e os padrões de respostas da UERJ

No caso da UERJ, os recursos quanto aos gabaritos devem ser apresentados em dois dias úteis, das 10h às 17h. Para tanto, o candidato deve fundamentar o pedido e protocolar presencialmente no DSEA/UERJ, Pavilhão João Lyra Filho.

Nesta etapa do Vestibular Estadual 2019 da UERJ participaram os estudantes que tiveram aproveitamento de pelo menos 40% em uma das duas edições do Exame de Qualificação (EQ). Os candidatos responderam questões discursivas e fizeram uma redação.

A UERJ deve divulgar as notas do ED no dia 20 de dezembro e os candidatos terão prazo de até sete dias para solicitar revisão. O resultado final do Vestibular da UERJ 2019 será publicado em 19 de janeiro 2019. As matrículas serão recebidas entre os dias 22 e 24 seguintes.

A UERJ faça outras reclassificações e remanejamentos em 2 e 23 de fevereiro; 16 de março; 18 de julho e 1º de agosto.

Vagas na UERJ

Nesta edição, a oferta é de 5.701 vagas em cursos de graduação da UERJ e 80 oportunidades para a ABM D. Pedro II/CBMERJ. Destas, 45% são destinadas aos cotistas.

As vagas deste Vestibular são para o Rio de Janeiro, Resende, São Gonçalo, Ilha Grande, Duque de Caxias, Teresópolis e Nova Friburgo.

Mais informações no Manual do Candidato.

Cederj

No caso das provas do Cederj, os vestibulandos tiveram que responder 60 questões objetivas de disciplinas do ensino médio e uma redação. A seleção aconteceu nas cidades em que as instituições conveniadas ao Cederj têm oferta de vagas.

Para interposição de recursos, o candidato deve enviar sua solicitação por e-mail (vestibular@cecierj.edu.br) até 23h59 desta segunda-feira (3). 

A pontuação da prova objetiva será publicada em 12 de dezembro, enquanto a nota da redação será divulgada no dia 18 seguinte. Já o resultado final do Vestibular do Cederj, com a lista de aprovados, estará disponível em 15 de janeiro. As matrículas serão recebidas nos dias 17 e 18 seguintes.

Veja os detalhes no Manual do Candidato.

A oferta do Vestibular é de 7.684 vagas em 16 cursos de graduação a distância, 625 oportunidades a mais do que no último semestre. As vagas são para o Cefet e as universidades UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e UENF.

Do total ofertado, 30% são para o ingresso pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, cujo resultado está disponível aqui.