UERJ aplica Exame Discursivo (ED) do Vestibular 2019 neste domingo (2)

Quase 32 mil candidatos participam das provas dissertativas e redação.
Em 01/12/2018 20h00 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: uerj
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os 31.889 inscritos no Exame Discursivo (ED) do Vestibular Estadual 2019 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) participarão das provas neste domingo, 2 de dezembro, às 9h.

Os participantes terão que comparecer aos locais com uma hora de antecedência. É necessário levar o comprovante de inscrição impresso, documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente).

Provas

Os candidatos responderão questões discursivas e terão uma redação. A UERJ terá a presença do livro "O seminarista", de Rubem Fonseca, para a produção textual do Exame. Já a prova de Língua Portuguesa e Literaturas contará com perguntas sobre "O Crime do Padre Amaro", de Eça de Queiroz.

Participam do Exame Discursivo (ED) os candidatos que tiveram pelo menos 40% de aproveitamento em um dos Exames de Qualificação (EQ), ou seja, das questões objetivas.

Resultados

As notas do ED serão informadas em 20 de dezembro e os candidatos terão sete dias para solicitar a revisão. 

O resultado final do Vestibular da UERJ 2019 será publicado em 19 de janeiro 2019. As matrículas serão recebidas entre os dias 22 e 24 seguintes. 

A UERJ faça outras reclassificações e remanejamentos em 2 e 23 de fevereiro; 16 de março; 18 de julho e 1º de agosto.

Estatísticas do Vestibular

Após queda registrada desde 2016 por causa da crise que o Estado do Rio de Janeiro enfrenta, o número de inscritos no Vestibular da UERJ voltou a crescer. As três provas (dois exames de qualificação e exame discursivo) somaram 125 mil candidatos para esta edição. 

Créditos: UERJ

Vagas

A UERJ oferece 5.701 vagas na UERJ e 80 oportunidades do ABM D. Pedro II/CBMERJ. Destas, 45% são destinadas aos cotistas.

As vagas deste Vestibular são para o Rio de Janeiro, Resende, São Gonçalo, Ilha Grande, Duque de Caxias, Teresópolis e Nova Friburgo.

Mais informações no Manual do Candidato.