Stephen Hawking e outras personalidades retratadas em filmes cujos atores ganharam o Oscar
O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.
Atores que interpretaram Churchill, Lincoln, Capote e Gandhi, por exemplo, receberam estatueta por ótimas atuações
O cientista Stephen Hawking, que morreu na última terça-feira, 12 de março, foi uma das personalidades retratadas com maestria em filmes cujos atores protagonistas ganharam o Oscar, a maior premiação do cinema.
Saiba mais sobre a vida de Stephen Hawking
Estamos falando da produção “A teoria de tudo”, estrelada pelo ator inglês Eddie Redmayne, que merecidamente levou o prêmio em 2015 por ter retratado, com todos os detalhes e nuances necessários, parte da vida de Hawking.
O roteiro do longa baseou-se no livro homônimo escrito pela mulher do físico entre 1965 e 1995. O filme apresenta Hawking desde a sua juventude, quando aos 21 anos descobriu a doença degenerativa motora que o acometia: Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
A produção enfatiza o romance do cientista com a sua ex-mulher, mas também mostra como, aos poucos, a doença dele evoluiu e como ele lidou com os acontecimentos. Embora os médicos tenham dito que ele viveria até os 23 anos, o físico morreu aos 76 anos, deixando um legado impressionante.
Confira abaixo o trailer do filme A teoria de tudo:
Outros atores representaram personalidades no cinema com excelência. Na última edição do Oscar, realizado em 4 de março, o ator Gary Oldman foi agraciado com a estatueta de melhor ator por ter interpretado Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.
Veja outros atores que receberam o Oscar por interpretar personalidades reais:
- Daniel Day Lewis, por Lincoln (2013): o ator representou Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos entre os anos 1861 e 1865 e o primeiro do partido Republicano do país.
- Colin Firth por O Discurso do Rei (2010): mostra a história do rei George VI, pai da rainha do Reino Unido Elizabeth II.
- Philip Seymour Hoffman, por Capote (2006): a falecido ator ganhou o Oscar por interpretar Truman Capote, escritor norte-americano famoso por diversos livros, entre os quais A Sangue Frio de 1959, clássico do jornalismo literário.
- Jamie Foxx, por Ray (2005): apresenta a história de Ray Charles, que, mesmo com deficiência visual, foi um dos maiores músicos de todos os tempos.
- Ben Kingsley, por Gandhi (1983): o ator foi agraciado com o Oscar de melhor ator ao interpretar Mahatma Gandhi, líder indiano que ajudou o seu país a conquistar a independência da Inglaterra.
E você, vestibulando, já assistiu aos filmes citados? Gostou mais de qual? Dê sua opinião ;)
Veja também: Filmes que ganharam o Oscar para ver e estudar para vestibulares e Enem