Passo a passo de como se inscrever no ProUni

Para se candidatar às bolsas de estudos é preciso ter feito o Enem e atender os critérios de renda e escolaridade.
Por Lorraine Vilela Campos

Inscrições do ProUni são feitas apenas pela internet
Inscrições do ProUni são feitas apenas pela internet
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Conseguir uma bolsa de estudos no curso que deseja é seu objetivo? Então o Programa Universidade Para Todos (ProUni) pode ser uma boa opção para você. O Brasil Escola traz o passo a passo para se inscrever no maior programa de bolsas de estudos do Brasil!

Tópicos deste artigo

Saiba se você tem direito à bolsa

O primeiro passo para participar do ProUni é ter feito uma das últimas duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além disso, você precisa ter média geral de 450 pontos das cinco provas, com nota acima de zero na redação.

Outro fator importante para iniciar a inscrição é saber qual a sua renda familiar mensal por pessoa (per capita).

Se o valor for de até 1,5 salário mínimo, é possível conseguir uma bolsa integral pelo ProUni.

Se for acima disso até 3 salários mínimos, o benefício é de 50%

Conferidos os critérios de participação no Enem e renda, agora é preciso que saiba se você se encaixa em uma das situações abaixo:

  • ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública 

  • ter cursado o ensino médio em instituição privada como bolsista integral

  • tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada (com ou sem bolsa)

  • ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada como bolsista parcial ou sem a condição de bolsista

  • ser pessoa com deficiência

  • ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica

Inscrição no ProUni

Se você chegou até aqui, significa que atende aos critérios do ProUni. Agora é hora de partir para a inscrição!

Acesse a página do ProUni no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e informe o seu cadastro no portal gov.br (CPF e senha). 

As inscrições para o ProUni abrem duas vezes ao ano, geralmente em fevereiro e junho.

Se você esqueceu sua senha no portal gov.br, é possível redefiní-la no mesmo site (saiba como). 

O candidato que não tem acesso à internet em sua casa poderá procurar as instituições conveniadas ao ProUni para a utilização de seus computadores para a inscrição. 

Questionário 

Se você fez o login no site do ProUni e viu que seus dados estão corretos, o segundo passo é o preenchimento do questionário.

As perguntas desta etapa incluem raça/cor do candidato (para o sistema de cotas); se o candidato tem alguma deficiência; em que local o candidato cursou o ensino médio; se o concorrente é professor na rede pública; e se está matriculado em alguma universidade pública. 

Clique para ampliar

Renda Familiar

O terceiro passo da inscrição do ProUni é o Grupo Familiar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesta página, você coloca os dados de seus familiares: parentesco (membro da família), nome completo, CPF, data de nascimento e renda bruta mensal. Para cadastrar a pessoa da sua família, basta preencher os dados e clicar em adicionar. 

Quando todos os membros da família já estiverem adicionados ao quadro, basta clicar em "Salvar e Prosseguir". Confirmada a opção, abrirá uma janela informando que o candidato deverá comprovar as informações levando a documentação durante a matrícula. 

Clique para Ampliar

Escolha do Curso

O último passo da inscrição do ProUni é a escolha do curso de graduação.

Você pode escolher até duas opções de cursos das instituições que estão participando do Programa. 

A pesquisa pode ser feita pelo nome do curso, da instituição de ensino ou cidade em que a bolsa é oferecida. Quando selecionado, são exibidas as informações de turno, grau, quantidade de bolsas, se o benefício é integral ou parcial e modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas). Os dados são exibidos conforme o que foi preenchido nas etapas anteriores. 

Clique para Ampliar

Você escolhe o curso e responde se já é aluno da instituição ou não. Além disso, é preciso informar se deseja concorrer pelas cotas ou ampla concorrência. Após salvar a primeira opção de graduação, basta repetir os mesmos passos para inserir a segunda. 

Clique para Ampliar

É possível alterar as opções de curso até às 23h59 do último de inscrições do ProUni, já que o Programa divulga diariamente a nota de corte (pontuação mínima) para conseguir a bolsa. Se os pontos forem superiores ao seu desempenho no Enem, você pode trocar por outra graduação e continuar concorrendo. 

Me inscrevi. E agora?

Concluída a inscrição no ProUni, basta aguardar a divulgação do resultado final. Os convocados são conhecidos no site oficial do ProUni.

Após a publicação, os pré-selecionados têm um período para procurar a instituição de ensino e entregar a documentação que comprova as informações prestadas. Se tudo estiver certo, é feita a matrícula. 

Algumas instituições exigem uma documentação adicional e isso pode ser visto no site do ProUni e nas páginas das universidades e faculdades. Além disso, existem estabelecimentos educacionais que aplicam um vestibular e isso deve ser verificado no momento da inscrição. 

O ProUni conta com uma segunda chamada regular, levando em consideração as bolsas não ocupadas na primeira convocação. O processo para preenchimento da vaga é o mesmo. Restando oportunidades, o Programa tem um período específico para a participação na lista de espera. 

Como manter a bolsa?

O ProUni tem como exigência a frequência de 75% das aulas para a manutenção das bolsas. O benefício é renovado automaticamente a cada semestre ou ano (dependendo do formato de oferta do curso). 

As bolsas do ProUni são oferecidas duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre letivo, após a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Outras dúvidas podem ser esclarecidas na FAQ do ProUni!

Assista às nossas videoaulas