Terminam às 23h59 de hoje, 9 de junho, as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2017/2. Elas podem ser feitas pela internet, exclusivamente, sem taxa de inscrição. No balanço das 19h de ontem (8), foram registrados 331.023 inscritos e 638.820 inscrições.
Consulte as vagas ofertadas no ProUni 2017/2
Tire suas dúvidas sobre o ProUni
Podem se inscrever estudantes sem diploma de curso superior, que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 com no mínimo 450 pontos na média das notas e desempenho diferente de zero na redação.
Eles também deverão satisfazer a pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
- Ser pessoa com deficiência.
- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.
Eles precisam informar o número de inscrição do Enem de 2016 e a senha mais recente usada no Exame; escolher até duas opções de instituição, curso e turno, em ordem de preferência; e indicar modalidade de concorrência. As opções podem ser alteradas somente até hoje.
Resultados
Uma vez por dia, o sistema do Prouni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.
A divulgação da primeira chamada está prevista para o próximo dia 12 com matrículas até o dia 19 seguinte, na respectiva instituição. Uma segunda chamada será publicada no dia 26 com prazo até o dia 30 para comprovação das informações.
Os estudantes que não forem selecionados em nenhuma das duas chamadas poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 7 e 10 de julho. Neste caso, eles deverão entregar a documentação nos dias 17 e 18.
Bolsas
Nesta edição, a oferta é de 147.492 bolsas de estudo em 1.076 instituições privadas de educação superior, 17% a mais do que o ofertado no mesmo período do ano passado. Destas, 67.603 são integrais e 79.889 são parciais.
Os estados com mais oportunidades são: São Paulo (35.047), Minas Gerais (16.610) e Paraná (11.590). Já a maior quantidade de bolsas oferecidas é para os cursos de engenharia (16.314), administração (14.273), pedagogia (10.191) e direito (8.606).
A bolsa integral será concedida para candidatos que comprovarem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já os estudantes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa terão direito à bolsa parcial (50%).
Mais informações no Edital e na Portaria do ProUni 2017/2.