Inep publica resultado do Enem 2016

Notas podem ser acessadas pelos concluintes do ensino médio e quem já terminou os estudos.
Em 18/01/2017 11h58 , atualizado em 18/01/2018 09h17 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foi divulgado nesta quarta-feira, 17 de janeiro. As notas podem ser acessadas na Página do Participante, por meio do CPF do estudante e sua senha.

Confira o resultado do Enem 2016

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou a consulta apenas para quem, no ano passado, já havia concluído o ensino médio ou estava no último ano. Os estudantes de outras séries do ensino médio que fizeram as provas como um teste, os chamados treineiros, só terão acesso às notas dentro de 60 dias. 

O que fazer com a minha nota?

O Enem tornou-se um exame popular nos últimos anos devido às diferentes possibilidades que sua nota dá aos estudantes e para quem já concluiu os estudos. 

A principal utilização da nota do Enem é o ingresso em instituições de ensino superior públicas. A pontuação é requisito principal do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), plataforma online do Ministério da Educação (MEC), que substitui o tradicional Vestibular usando apenas os pontos obtidos no exame do Inep e excluindo a necessidade da aplicação de provas em cada universidade ou instituto federal. 

O SiSU 2017/1 começa em breve e algumas instituições já anunciaram quantas vagas serão oferecidas pelo Sistema. Confira aqui a oferta para 2017 e saiba quais universidades e institutos aceitam a nota do Enem

Apesar da grande oferta do SiSU, nem sempre é possível atender a demanda dos estudantes. Por isso, o Enem é uma saída para quem quer estudar e não tem condições de pagar um curso em faculdades particulares. É possível estudar de graça, ou pagando metade do valor, por meio do Programa Universidade Para Todos (ProUni), o qual concede bolsas de estudos usando a nota do exame. 

Outra forma de estudar em uma instituição particular é financiando o valor do curso desejado. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permite ao estudante que fez o Enem e que atenda o critérios financiar as mensalidades da graduação. O programa possui juros inferiores aos praticados no mercado. 

Para quem sonha em estudar no exterior, utilizar o Enem também é uma forma de ingressar em instituições renomadas. Oficialmente, o Inep possui convênio com algumas universidades e institutos politécnicos de Portugal para selecionar estudantes do Brasil usando apenas a nota do exame. Os critérios variam, mas você pode saber como chegar lá com o depoimento destes quatro brasileiros

Também é possível usar as notas do Enem 2016 para obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Com o documento em mãos, obtido pelo desempenho no exame, há a possibilidade de concorrer normalmente às vagas do SiSU ou as ofertas do ProUni e Fies, como os demais estudantes. No entanto, esta será a última vez que o Enem será usado para certificação, já que haverá a substituição pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). No Enem 2016, 1.033.761 candidatos pediram a certificação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quanto preciso para passar no Enem?

As exigências de cada possibilidade de uso da nota do Enem 2016 são diferentes. Confira:

SiSU Segundo o MEC, o candidato deve ter nota maior que zero na redação do Enem para concorrer às vagas. No entanto, as instituições possuem autonomia para exigir pontuação mínima e colocar pesos em cada área do exame; 
ProUni média total (provas + redação) de 450 pontos
Certificação do ensino médio pontuação mínima de 450 em cada prova objetiva e 500 na redação;
Fies média de 450 pontos nas provas do Enem, sem ter zerado a redação. 

Saiba como calcular sua média no Enem

O Enem 2016 recebeu mais de 8,6 milhões de inscrições confirmadas. As provas foram agendadas para 5 e 6 de novembro de 2016. No entanto, os movimentos estudantis ocuparam 405 escolas que estavam escaladas para a aplicação do exame. Por conta disso, os testes de 271.033 participantes foram transferidos para 3 e 4 de dezembro

Somando as duas aplicações para os participantes regulares, o Enem 2016 registrou a presença de 6.376.751 estudantes de todo o país, sendo 6.111.339 na 1ª aplicação e 265.412 na segunda. Esta edição contou com 30,4% de ausentes dos 8.630.06 inscritos, o que resultou em um prejuízo de R$ 236 milhões. 

Além das duas aplicações, houve a realização do Enem 2016 para privados de liberdade. As provas foram aplicadas em 13 e 14 de dezembro para 54.317 candidatos. Participaram do exame presidiários e jovens que cumprem medidas socioeducativas em reclusão. 

Provas

As provas seguiram o mesmo modelo que foi adotado desde 2009. Foram 180 questões, sendo 45 de cada área do conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e suas Tecnologias), além da Redação. As disciplinas se dividiram igualmente nos dois dias do Enem. 

A redação da edição de novembro teve como tema "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". Já a prova de dezembro trouxe a proposta "Os caminhos para combater o racismo no Brasil". Em ambos os casos, a produção textual teve valor máximo de mil pontos e exigiu dos estudantes o respeito aos Direitos Humanos na apresentação da solução para os problemas relatados nos textos de apoio. 

O Brasil Escola fez a Correção Comentada do Enem 2016 de novembro e nossos professores comentaram o conteúdo do exame. Já as provas e gabaritos oficiais foram divulgadao sempre três dias após a aplicação, nas duas edições, e podem ser conferidos aqui

Enem 2017 

Em dezembro de 2016, o MEC anunciou que o Edital com as datas e regras do Enem 2017 deve ser divulgado já em fevereiro. O exame poderá contar com mudanças em sua estrutura e tempo de duração, por exemplo, já que são temas previstos para serem discutidos na Consulta Pública, a qual foi anunciada nesta quarta-feira (18). 


Relacionados

Como calcular a média do Enem?
Saiba como calcular a sua média do Enem para participar do SiSU, ProUni e FIES. Ferramenta calcula a média do Enem com opção para colocar peso.
Enem
Como calcular a nota do Enem
Entenda como é calculada a nota do Enem, que utiliza um método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). É possível saber quanto vale cada questão do Enem?
Enem
Enem vai deixar de ser usado para Certificação do Ensino Médio
O Enem não poderá ser usado como forma de obter o Certificado do Ensino Médio. Informação foi dada pelo MEC hoje (17). A medida valerá já este ano.
Notícias
Enem: Inep abre Consulta Pública para avaliar possíveis mudanças no exame
O Inep abriu hoje (18) a Consulta Pública para avaliar possíveis mudanças no exame. A pesquisa pode ser respondida até 10 de fevereiro.
Notícias
Estudantes já podem consultar o espelho da redação do Enem 2016
Os estudantes que realizaram as provas do Enem 2016 já podem consultar o espelho da redação. O resultado está disponível na página do candidato.
Notícias
Estudantes podem manifestar interesse na Lista de Espera do SiSU 2017/2
Os estudantes não selecionados para a primeira opção de curso podem tentar uma vaga na segunda chamada.
Notícias
MEC divulga cronograma do SiSU, ProUni e FIES 2017/1
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma das edições do primeiro semestre de 2017 do SiSU, ProUni e FIES.
Notícias
Participantes reclamam que não conseguem acessar as notas do Enem 2016
Alguns participantes da edição do Enem 2016 estão relatando nas redes sociais que ainda não conseguiram visualizar suas notas.
Notícias