Enem 2016: provas chegam ao fim com 30% de abstenção

O domingo trouxe as questões de Matemática e Linguagens e Códigos, além da Redação.
Em 06/11/2016 19h58 , atualizado em 06/11/2016 19h59 Por Lorraine Vilela Campos

Enem
Enem
Crédito da Imagem: enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 chegou ao fim na noite deste domingo, 6 de outubro, com a abstenção de 30% dos participantes. A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) era de aproximadamente 8,3 milhões de inscritos nos dois dias, já que os outros 271.033 só participarão das provas em 3 e 4 de dezembro por causa das ocupações das escolas. 

Do total, mais de 16 mil locais de provas receberam o exame em todo o país, enquanto 405 instituições não tiveram o Enem por estarem ocupadas. 

As escolas ocupadas estão localizadas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Tocantins, Piauí, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

Balanço

Os dados referentes ao Enem 2016 foram dados durante entrevista coletiva do Inep. A maior abstenção foi no estado do Amazonas, enquanto a menor foi no Piauí. O primeiro dia contou com 404 eliminados por descumprir as regras do edital. Já neste domingo, a eliminação foi de 187 participantes, sendo que um deles foi pego com um aparelho de escuta durante a prova. 

Com relação à falta de energia, o primeiro dia registrou 18 instituições atingidas e outras quatro tiveram a ocorrência neste domingo (6). 

De acordo com a presidente do Inep, Maria Inês Fini, as provas que não foram aplicadas neste fim de semana em decorrência das ocupações e das abstenções serão recicladas e o material será reutilizado para o exame de dezembro, o qual será aplicado nos dias 3 e 4 para mais de 271 mil estudantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os privados de liberdade e jovens em medidas socioeducativas também tiveram suas provas alteradas. O Enem para os reclusos será aplicado em 13 e 14 de dezembro. Tais participantes fazem o exame nas unidades prisionais e socioeducativas que possuem convênio com o Ministério da Educação (MEC). 

Enem 2016

As provas deste domingo contaram com 45 questões objetivas de Matemática e 45 sobre Linguagens e Códigos, além da Redação com o tema: "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". Veja o comentário da redação aqui no Brasil Escola

Já as provas de ontem (5) foram constituídas por 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Ciências da Natureza, durando 4h30 no total. Os gabaritos estão previstos para a próxima quarta-feira (9). Já o resultado é esperado para o mês de janeiro de 2017.

Correção Comentada

A correção comentada do segundo dia do Enem já está no ar! Por mais um ano, a parceria entre o Brasil Escola e o colégio Oficina do Estudante traz a resolução das questões do Enem para você! 

Neste domingo, é possível conferir a correção de Matemática e de Linguagens e Códigos, além dos comentários sobre a redação. A resolução pode ser acessada no site do Vestibular Brasil Escola e também no Twitter oficial @brasilescola