Começa hoje (13) o Enem 2016 para privados de liberdade

Provas serão feitas também amanhã (14). São esperados mais de 54 mil inscritos.
Em 13/12/2016 00h01 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 para privados de liberdade e jovens em medidas socioeducativas será aplicado nesta terça-feira, 13 de dezembro, e se encerra amanhã (14). 

A expectativa é de que 54.358 inscritos façam as provas nestes dois dias. Do total, 78% (42,5 mil) participam do Enem para obter o certificado do ensino médio. 

O Enem para privados de liberdade e jovens em medidas socioeducativas tem crescido nos últimos anos. Em 2014, foram registrados mais de 38,1 mil participantes, número que subiu para 45,5 mil em 2015. Já 2016 alcançou 54,3 mil inscrições. 

O Sudeste é a região com o maior índice de participantes, registrando 58%. O Sul está na sequência com 17% dos inscritos, seguido pelo Nordeste (12%), Centro-Oeste (7%) e Norte (6%).  

Provas

As provas seguem a mesma linha do Enem tradicional, sendo 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza no primeiro dia, enquanto o segundo traz mais 90 perguntas objetivas de Matemática e Linguagens e Códigos, além da Redação. 

As inscrições dos participantes foram feitas pelos órgãos de Administração Prisional e Socioeducativa de cada estado. Participam deste Enem somente as instituições que firmaram o Termo de Adesão, Responsabilidades e Compromissos com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultado

Os resultados serão repassados para os responsáveis pedagógicos das instituições, os quais serão encarregados de divulgar aos participantes seus respectivos desempenhos, assim como encaminhar os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e demais programas de acesso ao ensino superior.

Enem 2016

O Enem 2016 teve mais de 8,6 milhões de inscrições confirmadas, mas apenas cerca de 6 milhões participaram das provas. Esta edição contou com duas aplicações, já que em 5 e 6 de novembro parte dos candidatos não puderam estar nos locais por causa das ocupações escolares.

A nova aplicação foi realizada apenas para quem teve seu local de prova ocupado anteriormente, assim como os estudantes que tiveram as provas interrompidas por problemas como quedas de energia. Esta nova realização do Enem foi nos dias 3 e 4 de dezembro. 

O resultado para todos os participantes é esperado para 19 de janeiro de 2017. No entanto, o Enem pode passar por mudanças já nas próximas edições, as quais serão discutidas em consulta pública. Entenda o caso nesta notícia