Veja 10 livros para ler nas férias do ensino médio

Autores como Machado de Assis, Rachel de Queiroz, Martha Medeiros, Clarice Lispector e Graciliano Ramos caem nas provas de grandes vestibulares
Em 26/12/2018 09h19 , atualizado em 11/07/2022 14h14 Por Lorraine Vilela Campos

estudante lendo
Estudante pode aproveitar as férias para ler livros que caem em vestibulares
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Ler é uma forma de conhecer diferentes culturas e estimular a imaginação sem sair do lugar, além de ser uma maneira de aprender sobre os mais diversos temas que podem cair nos vestibulares, ou seja, as obras literárias permitem ao aluno estudar enquanto se diverte.

Veja: Férias - descansar ou estudar para o Vestibular?

Pensando nisso, o Brasil Escola traz uma lista com 10 livros para ler nas férias do ensino médio. Confira as sugestões!

Felicidade Crônica - Martha Medeiros

Os textos de Martha Medeiros tornaram-se presentes em vários vestibulares nos últimos anos, proporcionando uma leitura sobre diferentes temas do cotidiano e que se encaixam no gênero "Crônica".

Veja também: Fuvest anuncia livros para os vestibulares 2020, 2021 e 2022

Para a professora de Língua Portuguesa e Produção Textual do colégio Mopi, Tatiana Nunes, Martha Medeiros já atrai a atenção do leitor com o jogo de palavras no título de seu livro: "Felicidade Crônica", além de contar suas histórias de forma leve, textos agradáveis e com uma narrativa que gera identificação do estudante com os temas abordados. 

Toda Poesia - Paulo Leminsky

"Toda Poesia" é uma obra que reúne textos de Paulo Leminsky e que possibilita ao jovem leitor conhecer seu estilo de poesia em apenas um livro. "Qualidade, atitude, destreza com as palavras e improviso resumem os traços dos poemas desse grande mestre da arte poética", destaca a professora Tatiana. 

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis

Escrito em 1.881, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" se mantém presente na leitura para os vestibulares. Com um enredo peculiar, Machado de Assis dá a palavra a um protagonista morto e, a partir do ponto de vista do personagem, o leitor acompanhar suas memórias e se diverte com sua trajetória. 

Memórias Póstumas de Brás Cubas / Editora Martin Claret

A Hora da Estrela - Clarice Lispector

Clarice Lispector também é figura recorrente nos vestibulares brasileiros. Em "A Hora da Estrela", a autora traz a vida de Macabéa, personagem que tem a história contada por outro personagem: Rodrigo, o narrador. Macabéa é uma nordestina que parte para o Rio de Janeiro em busca de uma nova realidade, confrontando seus sonhos e idealizações com as dificuldades da vida real. 

Com um misto de drama (pela vida de Macabéa como um todo) e comédia, "A Hora da Estrela" consegue aproximar o leitor do texto pela sua descrição visual dos acontecimentos e da personalidade de Macabéa.

Modernidade Líquida - Zygmunt Bauman

Em "Modernidade Líquida", o leitor conta com a abordagem do sociólogo Zygmunt Bauman sobre as relações sociais da vida moderna, em que o autor promove uma discussão conceitual e prática sobre os seguintes aspectos: relações de trabalho; a relação sentimental entre os seres humanos, as incertezas e as inseguranças vividas. 

"A fluidez, a fragilidade, a fraqueza dos laços estabelecidos entre as pessoas são temáticas abordadas no livro", ressalta Tatiana. De acordo com a professora, "Modernidade Líquida" costuma atrair a atenção dos estudantes do ensino médio por ser uma obra que traz à tona a questão das relações humanas da modernidade.

Vidas Secas - Graciliano Ramos

"Vidas Secas" é o retrato do retirante nordestino. A história de Fabiano e sua família, na companhia da cadela Baleia, é contada de forma que chama a atenção pela descrição das cenas, das passagens cruas e dolorosas enfrentadas pelo povo do sertão e da abordagem nítida dos aspectos psicológicos de seus personagens. 

Vidas Secas  / Editora Record

Dom Casmurro - Machado de Assis

"Dom Casmurro" é o tipo de livro que estimula o leitor a investigar sobre os fatos e a analisar cada personagem apresentado pelo autor. A história trata-se de Bentinho e Capitu, jovens que são apaixonados um pelo outro, mas que se separam com a ida de Bentinho ao seminário. Preparando-se para ser padre, o protagonista conhece Escobar, rapaz que se tornará seu melhor amigo e companheiro de fuga do local. 

Ao passar dos anos e com diferentes acontecimentos, uma dúvida atormentará Bentinho: Capitu o traiu ou não com Escobar? O leitor terá que desvendar se houve adultério ou se tudo não passou de ciúmes do protagonista.

Memorial de Maria Moura - Rachel de Queiroz

O livro "Memorial de Maria Moura", de Rachel de Queiroz, conta a história da filha de um fazendeiro que fica órfã e se vê forçada a largar suas terras por causa da cobiça de seu padrasto e primos. Na companhia de alguns empregados, a jovem enfrenta dificuldade no sertão e passa a liderar saques e roubos, tornando-se uma lenda como fora da lei.

As Meninas - Lygya Fagundes Teles

Lygya Fagundes Teles foca suas obras na psicologia feminina e no ambiente urbano. Em "As Meninas", a autora aborda a Ditadura Militar em pleno período do regime (1973). O livro aborda a censura e a tortura, apresentando os conflitos vividos por três jovens universitárias que moram em um pensionato de São Paulo. 

Confiança e Medo na Cidade - Zygmunt Bauman

Bauman traz em "Confiança e Medo na Cidade" o panorama das questões sociais e estruturais das grandes cidades. Há uma junção do ponto de vista sociológico com o geográfico sobre as localizações das comunidades em relação à condição social de cada uma. 


Relacionados

estudante lendo
10 filmes para estudar para vestibulares e Enem
Confira detalhes sobre 10 filmes para estudar para vestibulares e Enem, suas sinopses, importância histórica e muito mais
Especial
estudante lendo
10 filmes para quem gosta ou quer fazer Jornalismo
Conheça 10 filmes para quem quer fazer Jornalismo. Essa lista de filmes vai te ajudar a conhecer mais sobre a profissão, os desafios e as várias áreas da carreira. Alguns desses filmes já ganharam o Oscar, como Spotlight. A lista contém filmes antigos e recentes sobre a temática do Jornalismo.
Orientação Vocacional
estudante lendo
7 sites para baixar livros de graça e sem pirataria
Algumas obras que caem no vestibular podem ser disponibilizadas de graça na internet, mas sem pirataria. Saiba como encontrar e esses livros e economize nos materiais de estudo. Existem obras em domínio público, como as dos autores Machado de Assis, José de Alencar e Aluísio de Azevedo.
Dicas de Vestibular
estudante lendo
Confira 5 dicas aos vestibulandos de como estudar nas férias
Gestor escolar compartilha cinco dicas para os estudantes que estão se preparando para o Enem e vestibular conciliar os estudos durante as férias escolares.
Notícias
estudante lendo
Confira 5 dicas para aproveitar as férias em ano de vestibular
Veja dicas de especialistas em educação do que fazer nos últimos momentos de férias de julho em ano de vestibular. Visitar amigos e praticar hobbies são algumas.
Notícias
estudante lendo
Confira 5 filmes para quem quer fazer Medicina
Uma das profissões mais desejadas é a Medicina. Se o seu sonho é ser Médico, confira cinco filmes sobre a profissão.
Orientação Vocacional
estudante lendo
Depressão pré-vestibular e Enem
Saiba como enfrentar a depressão em ano de vestibular e Enem. Doença pode atrapalhar preparação para as provas. Especialistas contam como diagnosticar a doença e como as escolas podem ajudar os adolescentes.
Orientação Vocacional
estudante lendo
Férias: estudar ou descansar em ano de vestibular e Enem?
Julho é mês de férias. Mas, quem é vestibulando pode ficar na dúvida entre estudar e descansar nesse período. Veja o que dizem especialistas em educação.
Notícias