Confira 5 dicas aos vestibulandos de como estudar nas férias

Gestor escolar compartilha dicas para quem estuda para o Enem e vestibulares de como conciliar lazer e estudos nas férias de julho
Em 04/07/2023 11h01 , atualizado em 04/07/2023 12h55 Por Lucas Afonso

Estudante em cama estudante com mala de viagem ao lado
O planejamento também deve envolver o período das férias para ajudar a conciliar estudos e descanso.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Com a chegada das férias escolares é comum os vestibulandos ficarem com dúvida de como seguir com os estudos durante o recesso escolar. 

A fase de preparação para as provas do Enem e vestibulares é muito importante e exige disciplina dos estudantes que pretendem entrar para o ensino superior.

Entretanto, segundo especialistas, a rotina dos estudantes deve incluir tempo para lazer e descanso ao longo do processo de preparação. 

O ideal, para o gestor escolar Márcio Guedes, é priorizar o descanso mas sem abrir mão da rotina de estudos durante as férias. 

"O descanso é essencial durante todo o período de preparação e nas férias é mais importante porque é um período em que o estudante pode se dedicar a outras atividades sem peso na consciência, mas isso não significa que deve passar todo o tempo de férias sem pegar no material de estudo. Vale lembrar que é um período bem específico da vida onde a preparação para o vestibular requer muita dedicação e concentração."

Márcio Guedes - Coordenador do Poliedro Curso

Dicas para os vestibulandos de como estudar nas férias

Márcio compartilhou cinco dicas para ajudar os estudantes durante as férias. Confira!

1 - Siga o cronograma de estudos

O planejamento dos estudos deve incluir o período das férias escolares.

Nesse sentido, os estudantes podem desenvolver seu plano de estudos de acordo com a realidade das férias, de forma que ele não possa perder o ritmo, afirma Márcio.

Uma dica é manter metas semanais durante as férias na intenção de se manter motivado e concentrado. "Pequenas tarefas tornam o estudo mais gerenciável", pondera o gestor.

Veja: Como fazer um cronograma de estudos para o Enem

2 - Tenha uma rotina flexível

O equilíbrio faz a diferença quando o assunto é manter o processo de estudos para o Enem e vestibulares mais ameno e leve.

A dica é ter uma rotina que seja flexível. Além do tempo dedicado aos estudos, Márcio considera importante destinar algumas horas do dia para se dedicar aos hobbies que mais agradam. 

Esse hábito contribui na manutenção de uma boa saúde emocional dos vestibulandos, argumenta o coordenador.

É fundamental ter uma rotina de exercícios físicos e adotar hábitos como ir a parques, sair com amigos, visitar familitares, enfim, realizar atividades que geram prazer.

É interessante que os estudantes possam focar nos estudos na primeira semana de férias, descansar na segunda e retomar a rotina de estudos na terceira semana. 

Márcio Guedes é um homem branco com cabelo curto grisalho e está sorrindo na foto com uma camiseta preta
Márcio Guedes, coordenador do Poliedro Curso.
Crédito: Divulgação.

3 - Adote um planejamento com disciplina

O maior tempo disponível não significa utilizar ele todo para estudar ou revisar os conteúdos. É interessante planejar, para assim, concilicar attividades que envolvam os estudos e lazer.

O planejamento começa ao definir os dias que serão reservados para descanso e os dias em haverá demandas de estudos. Pode seguir a divisão das semanas mencionadas anteriormente, sugere Márcio.

Assim, o estudante define o tempo diário (em horas), as disciplinas que estudará (e em quais dias) e quais serão os conteúdos de cada matéria.

"Ter disciplina para seguir o planejado é fundamental para dar certo", afirma o gestor. 

Saiba mais: Maneiras de estudar para o Enem pela internet

4 - Diversifique os estudos

Explorar as diferentes possibilidades e formas de estudar determinada matéria é a dica para poder diversificar os estudos.

Márcio sugere aos estudantes: ouvir podcasts que discutem temáticas importantes para os estudos, ler obras obrigatórias para os vestibulares, assistir a séries e documentários.

Conteúdos culturais como as produções audiovisuais podem ajudar a desenvolver habilidades de interpretação, que são importantes e cruciais nessas avaliações, considera Guedes. 

Confira: Lista de obras literárias dos principais vestibulares

5 - Revise os conteúdos já vistos e resolva simulados

Esse período de férias é interessante para revisitar os conteúdos que já foram estudados.

Rever temáticas é essencial para monitorar e avaliar o grau de conhecimento sobre os temas.

A resolução de provas antigas e simulados é outra dica compartilhada por Mácio para se fazer nas férias. 

Essas atividades ajudam o estudante a não se perder do ritmo de resolver esse tipo de prova e poder acompanhar temas que já foram cobrados e como eles caíram nas provas. 

O Brasil Escola conta com uma página de simulado do Enem, que pode ser acessada aqui

Fique por dentro de tudo sobre o Enem 2023 nesta página.