7 sites para baixar livros de graça e sem pirataria

Alguns livros indicados para o vestibular podem ser encontrados de graça na internet.
Por Rafael Batista

Os livros online é uma opção para as pessoas que preferem as novas tecnologias.
Os livros online é uma opção para as pessoas que preferem as novas tecnologias.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A rotina de preparação para o Vestibular inclui o contato com algumas obras literárias que são cobradas nos principais processos seletivos. Fuvest, Unesp, Unicamp e ITA são alguns exemplos de vestibulares que divulgam listas de livros que fazem parte do conteúdo das provas de literatura.

Com o avanço da internet, é comum encontrar estudantes que prefiram o contato com o digital em vez das tradicionais página de livros. Neste caso, a vantagem é que existem sites que disponibilizam os arquivos de alguns de livros.

Grandes nomes da Literatura Brasileira já contam com suas obras em domínio público, o que significa que podem ser disponibilizadas gratuitamente. Machado de Assis, José de Alencar e Aluísio de Azevedo são exemplos de autores que costumam aparecer em provas de vestibular e tem obras em domínio público.

Seja para se preparar para os principais vestibulares ou para lazer, nós preparamos uma lista com 7 sites para baixar livros de graça.

1) Domínio Público
O principal site que disponibiliza edições inteiras de obras literárias é o Domínio Público, uma ferramenta do Ministério da Educação (MEC) que funciona como uma biblioteca digital. Além de livros, o site dispõe de acervo audiovisual sobre os mais diversos temas.

2) Universia
Outra página que possui milhares de livros disponíveis é o Universia Brasil. Trata-se de uma rede de cooperação universitária latino-americana presente em 23 países. O site conta com obras de autores brasileiros, que podem cair no vestibular, e de outros países da América Latina.

3) Open Library
Apesar de não ser um site brasileiro, a Open Library, ou Biblioteca Aberta em uma tradução livre, dispõe de uma galeria com grandes clássicos brasileiros, como Quincas Borba e O Primo Basílio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4) Biblioteca Brasiliana
Algumas obras da Literatura Brasileira também estão disponíveis na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de São Paulo (USP). O projeto começou em 2005 e conta com 32,2 mil títulos disponíveis, em acervo virtual e físico.

5) Project Gutenberg
Com mais de 56 mil livros gratuitos, o Project Gutenberg é pioneiro na disponibilização virtual de livros. Apesar de ser um site norte-americano, diversos autores de obras em português são encontrados no site por meio de suas livros, como Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz e Visconde de Taunay.

6) Europeana Collections
No site Europeana Collections, apesar de ter uma grande quantidade de livros de autores europeus, algumas obras da literatura brasileira, como o Atheneu de Raul Pompeia, podem ser encontradas.

7) e-Livros Gratis
Outro site brasileiro que tem uma grande variedade de livros, dos mais diversos gêneros, é o e-Livros-gratis. Entre as obras disponíveis estão algumas das que são indicadas em vestibulares, como as de Machado de Assis, José de Alencar e Fernando Pessoa.

Tópicos deste artigo

Domínio Público

As obras só podem ser disponibilizadas gratuitamente quando cair em domínio público. Segundo a Lei 9.610/1998, isto acontece 70 anos depois do falecimento do autor ou quando não há herdeiros.

Quando os direitos autorais ainda estão valendo, os livros não podem ser reproduzidos sem a devida autorização. Neste caso, a reprodução indevida configura crime de pirataria, sujeito a pena de três meses a quatro anos de reclusão.