Em 27/01/2020 15h02 , atualizado em 27/01/2020 15h05

Universidades adiam divulgação de resultados após suspensão do SiSU 2020

Notícias

Unifesp e UFPA utilizam as notas do Enem em suas seletivas. UFSC também suspende cronogramas. Por Giullya Franco
Crédito: Divulgação/Unifesp
Crédito: Divulgação/Unifesp
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) anunciaram que a divulgação dos resultados dos seus processos seletivos 2020 está suspensa após os problemas com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020 .

Entenda o caso do SiSU 2020

As decisões foram motivadas após, na última sexta-feira, 24 de janeiro, a 8.ª Vara Cível Federal de São Paulo conceder uma liminar que determinou a suspensão do processo do SiSU 2020, em ação movida pela Defensoria Pública da União.

Unifesp

O resultado do Vestibular Misto 2020 estava previsto para ser divulgado nesta segunda-feira, 27 de janeiro. A instituição divulgou um documento informado que, assim que os problemas com as notas dos estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 forem resolvidos, o resultado será divulgado. Uma das etapas do Vestibular Misto conta com as notas do Enem para a seleção. 

Saiba mais sobre o Vestibular Misto 2020

UFPA

Com a oferta de mais de 7 mil vagas no Processo Seletivo (PS) 2020, a universidade também informou que só vai liberar o resultado após a resolução da situação das notas do Enem. O processo seletivo da UFPA foi exclusivo para quem fez as provas do Enem 2019.

Saiba mais sobre o PS 2020

UFSC 

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também informou que o cronograma do processo seletivo que oferece vagas suplementares para estudantes negros que fizeram as provas do Enem de 2017 a 2019 também está suspenso. A oferta é de 208 vagas. Além disso, todos os prazos e procedimentos de matrículas para o ingresso via SiSU segue suspenso.

SiSU 2020

A divulgação do resultado do SiSU 2020 estava prevista para amanhã, 28 de janeiro, mas segue suspensa desde a determinação da 8.ª Vara Cível Federal de São Paulo, na última sexta-feira. Os problemas com o cronograma do sistema começaram após o Inep informar que cerca de 6 mil estudantes tiveram erros na correção das provas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As inscrições para o SiSU abriram no dia 21 de janeiro, conforme era previsto, mas a data de término foi alterada do dia 24 para o dia 26. No meio do período, estudantes começaram a relatar diversos problemas com a plataforma, tanto para inscrição como para a verificação das notas dee corte, gerando a suspensão do SiSU.

Clique aqui para conferir todas as informações do SiSU 2020

Veja a nota divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (27/01):

"Nesta manhã, a Advocacia-Geral da União realizou nova reunião com integrantes do Ministério da Educação e do INEP para tratar da questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Ficou definido que o MEC e o INEP apresentarão dados e notas técnicas complementares à AGU, para que esta possa pedir a reforma da decisão do Tribunal Regional Federal na 3ª Região. De posse das informações, a AGU apresentará pedido de suspensão perante o Superior Tribunal de Justiça.

 De antemão, o MEC e o INEP reforçam a lisura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a ausência de qualquer prejuízo aos inscritos.

 Também destacam que já foram adotadas todas as medidas administrativas necessárias para a solução dos problemas detectados.

Qualquer nova medida não alterará o resultado das notas dos candidatos e o eventual adiamento ou suspensão de prazos do Sistema de Seleção Unificada (SISU) causará prejuízos incalculáveis às instituições de ensino e aos candidatos interessados em acessar a educação superior por meio dos processos seletivos realizados pelo governo federal, bem como ao início do calendário universitário."

Para mais informações acesse a página do SiSU 2020.


 

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES