As inscrições do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020/1 estão suspensas após decisão da Justiça Federal que impede a divulgação do resultado do resultado Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/1 até a comprovação da correção do erro nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O cadastro para as bolsas de estudos começaria nesta terça-feira, 28 de janeiro.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as inscrições do ProUni só podem ser abertas após o resultado do SiSU ser divulgado e, por isso, a participação no programa está temporariamente suspensa até decisão da Justiça para que as notas do Sistema de Seleção Unificada possam ser divulgadas.
Consulta de bolsas
Mesmo com as inscrições suspensas, o MEC liberou a consulta de bolsas no site do programa. O ProUni 2020/1 oferecerá 252.139 bolsas para o primeiro semestre letivo de 2020.
As bolsas do ProUni se dividem em 100% e 50% das mensalidades de cursos superiores de instituições particulares vinculadas ao programa.
Quem pode participar do ProUni?
O ProUni 2020/1 é voltado para quem fez o Enem 2019 e teve média mínima de 450 pontos nas provas e não zerou a redação.
O MEC também avalia a escolaridade do participante, sendo obrigatório comprovar o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular.
Outras categorias de participação no ProUni, além dos estudantes acima citados, são as pessoas com deficiência (PcD) e os professores da rede pública em exercício do magistério e que desejam cursar pedagogia, normal superior ou licenciaturas.
Somente os professores da rede pública podem ser graduados e ainda assim concorrer ao ProUni, os demais candidatos não podem ter curso superior concluído.
-
Renda
No ProUni existe a necessidade de comprovação de renda para participar, exceto para os professores da rede pública:
- Até um salário mínimo e meio: bolsas de 100% ou 50%
- Até três salários mínimos: somente bolsas de 50%
Resultado
O ProUni 2020/1 terá duas chamadas regulares. O cronograma divulgado pelo MEC definiu o resultado para 4 de fevereiro, enquanto a segunda convocação estava prevista para o dia 18 seguinte. No entanto, não se sabe se o cronograma continuará o mesmo por conta da suspensão das inscrições.
Mais informações no site do ProUni.